NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

tratamento isotretinoína

A acne é um dos maiores problemas de pele dos adolescentes. Nessa fase, as alterações hormonais e os altos níveis de hormônios androgênicos como o sulfato de deidroepiandrosterona e outros hormônios sexuais masculinos como a testosterona, modificam e aumentam a produção de gordura e sebo nas glândulas pilossebáceas e acabam obstruindo com facilidade os poros.

tratamento isotretinoína oral Florianópolis
Além das alterações hormonais, podem surgir por predisposição genética ou por fatores emocionais, alimentação inadequada, etc. É uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos e caroços que deixam cicatrizes na pele, principalmente nas regiões do rosto, colo, ombros, tórax e dorso.
Em casos leves, pode-se controlar a produção de sebo mantendo uma alimentação equilibrada, estilo de vida saudável, higiene diária e uso de produtos próprios para peles oleosas ou acneicas. A limpeza de pele também é recomendada para eliminar os excessos de cravos ou comedões e para equilibrar a oleosidade da pele.
Para casos moderados, podem ser indicados antibióticos como: eritromicina, clindamicina, peróxido de benzoíla, azitromicina, doxiciclina, dentre outros.
Em casos mais graves e resistentes, no entanto, podem infeccionar e deixar cicatrizes profundas e permanentes se o tratamento não for iniciado precocemente. Nesses casos, o uso de isotretinoína oral, mais conhecida pelo nome comercial – Roacutan ®, pode se indicado.
Indicações da isotretinoína
– Formas graves de acne, como nódulo-cística, conglobata ou as com risco de cicatrizes grandes e permanentes.
Acne resistente a antibióticos sistêmicos e tópicos.
Como age a isotretinoína ?
A isotretinoína age diretamente nas glândulas sebáceas, reduzindo sua dimensão, diminuindo sua atividade na produção de sebo em excesso, evitando a obstrução dos folículos pilosos (poros) e reduzindo a inflamação.
Ao iniciar o tratamento com isotretinoína oral, nas primeiras semanas de uso pode ocorrer uma piora do quadro. Esse agravamento é normal e vai melhorando gradativamente entre a segunda e sexta semana até o controle das lesões. O tratamento total costuma durar entre seis e nove meses e grande parte das lesões costumam desaparecer. Quando há o término do tratamento, algumas poucas lesões podem voltar a surgir, mas normalmente o quadro fica estabilizado e controlado com o passar dos anos. Algumas pessoas podem ser resistentes ao tratamento ou necessitar de um novo tratamento, mas cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dermatologista responsável.
Contraindicações
– Proibido o uso por mulheres grávidas ou que possam engravidar durante o tratamento. A isotretinoína oral pode causar má formação no feto como graves defeitos na face, ouvido, orelhas, olhos, coração e sistema nervoso. Também há grandes chances de ocorrer aborto espontâneo.
– Mulheres no período de amamentação.
– Hipervitaminose A já diagnosticada.
– Pacientes que fazem uso de tetraciclinas e derivados.
– Pacientes com altas taxas de lipídicos no sangue.
– Pacientes alérgicos ou hipersensíveis à isotretinoína ou a algum componente da fórmula, como a parabenos (usados na cápsula gelatinosa).
– Pacientes com insuficiência hepática.
Efeitos Colaterais isotretinoína
O tratamento da acne com a isotretinoína é considerado seguro, desde que seja acompanhado por um dermatologista. Seus efeitos colaterais são conhecidos e podem ser controlados quando diagnosticados precocemente.
– Ressecamento labial, das mucosas, nariz, olhos e pele;
– Dores de cabeça, musculares e nas articulações;
– Aumento do colesterol e triglicerídeos (orientações para controle);
– Alterações das enzimas hepáticas.

Dra. Rafaela Salvato – Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis – Tratamento Isotretinoína