NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Tratamento Calvície

Calvície

Nos filmes de época e – principalmente – nas pinturas antigas podemos observar fatos muito curiosos. O fato que gostaríamos de focar nossa atenção hoje é na cabeleira das pessoas que estão representadas nas pinturas e gravuras.

Se olharmos, por exemplo, para as pinturas francesas do século XV, veremos muitos reis retratados com longas e encaracoladas perucas. Isso acontece porque a peruca era um símbolo de status, riqueza e poder, já que apenas os privilegiados dotados desses três atributos possuíam como comprá-las.

Esse simples fato serve para nos mostrar como o cabelo possui um lugar muito importante, não apenas na cabeça das pessoas, mas nas representações e – com certeza – na auto-estima de muita gente.

Algumas pessoas – em casos mais raros – chegam a entrar em depressão quando começam a perder os cabelos. E – agora que já entendemos todo o histórico da importância do cabelo – esse fato até não parece tão absurdo e distante do dia-a-dia.

Pesquisas recentes mostram que de cada quatro homens dois deles sofrem com a perda de cabelos, que possui um nome muito específico, além do popular Calvície: a perda de cabelos é conhecida cientificamente como Alopecia.

Calvície, como todos sabemos, é hereditário. É por isso que muitas pessoas, ao olharem para um jovem que já apresenta entradas ou falhas no cabelo, perguntam: seu pai é careca? Seu avô é careca? Você possui algum tio careca?

E realmente, essa pergunta faz sentido, já que a razão para a maior parte dos casos de Calvície é genética. Explicamos melhor: tanto o homem quanto a mulher produzem o hormônio testosterona. Homens, obviamente, em maior quantidade. Por isso que a Calvície atinge mais pessoas do sexo masculino.

O hormônio Testosterona possui muitas funções. Por isso, pense nele como uma matéria-prima. E – como toda matéria-prima – ele serve de base para vários processos. Então, o organismo transforma a Testosterona em diferentes tipos, como a DHT, a Di Hidro Testosterona.

Existem diversos tratamentos para a Calvície atualmente, que podem ajudar você a se sentir bem com o seu cabelo e com você, procure um médico dermatologista e saiba mais sobre os tratamentos.

tratamento calvície em florianopolis dermatologista

Rafaela Salvato Dermatologia, dermatologista em Florianópolis SC – Calvície