NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

tratamento brotoejas florianopolis

Brotoejas

Denominadas popularmente como brotoejas, as miliárias são um tipo de dermatite inflamatória aguda que geralmente aparecem nas regiões do tronco, pescoço, barriga, axilas, nas dobras da pele e na região da fralda. Essas alterações na pele podem ser planas, irregulares, escamosas, vermelhas ou ligeiramente claras ou escuras.

São causadas pela obstrução dos dutos excretores, localizados nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. Essa obstrução impede que o suor se exteriorize causando pequenas pápulas, vesículas ou pústulas.

Podem aparecer em qualquer idade, mas são mais comuns em bebês e crianças. As lesões podem variar quanto ao tamanho e à aparência, pois dependem do grau de profundidade em que ocorreu esse bloqueio.

As bolhas podem ser pequenas, sem inflamação e com líquido transparente em seu interior, sendo chamado esse tipo de Miliária Cristalina. As chamadas de Miliária Rubra, são caracterizadas por pápulas avermelhadas e inflamadas. Quando há a formação de pus, a obstrução ocorreu na região inicial do duto excretor e é chamada de Miliária Pustulosa ou Profunda.

Causas das brotoejas

Excesso de roupas e agasalhos, ambientes muito quentes e úmidos são fatores que favorecem o aparecimento das miliárias. A febre também é um fator que pode desencadear essas erupções, pois superaquece o organismo.

Sinais e sintomas das brotoejas

– Coceira;

– Queimação;

– Crostas;

– Pústulas e nódulos.

Diagnóstico das brotoejas

O diagnóstico pode ser feito por um dermatologista de maneira clínica, analisando a aparência das lesões e os sintomas descritos pelo paciente. Diagnósticos diferenciados podem ser necessários para descartar ou confirmar outros tipos de doenças da pele, como a foliculite ou a hidradenite.

Como prevenir as brotoejas

– Evite as causas que provoquem a sudorese intensa;

– Evite ambientes muito quentes ou úmidos;

– Evite o excesso de roupas, agasalhos e blusas de lã;

– Controle a febre.

Tratamento para Brotoejas

O tratamento pode variar de acordo com as lesões apresentadas pela pele tanto quanto a localização e a idade do paciente.

Em crianças, normalmente são inofensivas e curam espontaneamente com algumas medidas preventivas: recomenda-se resfriar o local, mantendo a pele arejada e fresca, usar roupas leves e aumentar o número de banhos ao dia. Pode ser indicado loções calmantes como a calamina para amenizar os sintomas.

Para melhor diagnóstico, leve uma lista dos produtos usados diariamente para o dermatologista avaliar se podem ou não estar contribuindo para a piora do quadro.

Em casos em que houve infecção secundária:

Acompanhamento médico.

– Pode ser indicado o uso de corticóides e antibióticos tópicos ou orais dependendo da gravidade.

Cuidados Especiais para evitar as Brotoejas

– Evite produtos que contenham óleo em sua formulação, em especial nos dias muito quentes.

– Mantenha o ambiente fresco e arejado.

– Banhos de água com maisena ajudam a secar as erupções e aliviam os sintomas.

– Use roupas de algodão e evite lã e tecidos sintéticos, que prejudicam a transpiração.

– Procure um dermatologista caso note bolhas infecionadas, pode ser necessário o uso de antibióticos para conter a infecção.

dermatologia clínica brotoejas Dra. Raafela Salvato

 Dra. Rafaela Salvato – Dermatologia Clínica em Florianópolis SC – Brotoejas