NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Toxina botulínica nos cosméticos

Você com certeza já encontrou nas gôndolas de farmácias e nas prateleiras de supermercados vários produtos cosméticos. Talvez tenha também visto agora um comercial de televisão em que a atriz, muito bonita, elegante, charmosa e atraente, divulgava os benefícios daquele produto cosmético internacional, com uma pronúncia francesa “esquisita”.

Enfim: onde quer que você vá, encontrará com muita facilidade os produtos cosméticos. Eles estão por toda parte, sendo oferecidos desde preços tão baratos que até geram desconfiança até preços tão caros que até geram espanto.

Mas você sabe o que são produtos cosméticos? Ou o que é, de fato, a área cosmética? Sim, sabemos que essa pergunta, caro leitor ou cara leitora, é uma pergunta capciosa, porque muitas das coisas que usamos no dia-a-dia passam despercebidas por nós, tanto que não fazemos a mínima idéia da tecnologia envolvida.

Confira então, a seguir, como surgiu essa onda dos cosméticos e as associações que podem ser feitas com os cosméticos, visando benefícios na área da estética. Mas atenção: apenas um médico poderá dizer o que é melhor para seu caso. E – lembre-se sempre: bom-senso em primeiro lugar.

Por cosmético podemos entender qualquer objeto ou princípio ativo que contém capacidade para deixar uma pessoa mais bonita, restaurando desde a sua pele até seus cabelos e unhas.

Portanto, o Botox (que é a marca registrada do produto de beleza que utiliza toxina botulínica como princípio ativo). E como ele revolucionou essa área? É o que pretendemos mostrar com esse artigo, que fala da Toxina botulínica nos cosméticos.

A Toxina botulínica foi descoberta nos anos 60, mas apenas no fim da década de 80 conseguiu aprovação para ser usada para fins estéticos. Foram necessários vários testes para comprovar que a Toxina botulínica nos cosméticos era segura e estável. Nos anos 90, portanto, aconteceu o grande boom do Botox, que surgiu como a técnica milagrosa de rejuvenescimento facial.

No entanto, fique atento aos cuidados necessários quando se usa a Toxina botulínica. O primeiro é escolher um médico de confiança, pesquisar muito sobre a prática e esclarecer todos os detalhes do tratamento com o médico. O segundo é lembrar que o Botox demora para começar a fazer efeito e seu efeito dura determinado tempo, menos de um semestre, sendo necessário repetir as doses prolongadamente para que os benefícios continuem aparecendo.

Toxina botulínica nos cosméticos

Rafaela Salvato Dermatologia, Clínica de dermatologia em Florianópolis SC – Toxina botulínica nos cosméticos