NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Teste alérgico de contato

Teste alérgico de contato Até hoje, nas fazendas e chácaras, os peões, capatazes e fazendeiros usam reforçadas botinas quando precisam sair pelo campo. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de estilo ou moda, e sim necessidade.

O soro que combate o veneno de animais peçonhentos. Normalmente ele é criado a partir de pequenas doses que são injetadas em animais mais resistentes, como cavalos. Depois de um tempo, o organismo do cavalo aprende a se defender do veneno. Então, uma pequena parcela de sangue é retirada do animal, para que depois sejam isolados os agentes que combatem o veneno, que serão ministrados em pequenas doses no soro antiofídico.

É sob esse mesmo princípio, de injetar pequenas doses da substância nociva ao organismo, que são criadas as vacinas para tratamento alérgico. No entanto, é necessário saber a quais substâncias você é alérgico. Por isso, é essencial que faça o Teste Alérgico de Contato, mesmo que – em conjunto com seu médico – escolha outro tipo de tratamento além do da vacina.

Mas como tudo isso funciona? O Teste Alérgico de Contato, como o próprio nome diz, é um exame que serve para diagnosticar as alergias que você possui, a partir de reações provocadas de maneira controlada na pele. Funciona assim: você passa um tempo sem usar remédios para alergia, para evitar que o medicamento interfira nos resultados.

A seguir, o médico marca a data do Teste Alérgico de Contato. Nesse dia, fique tranquilo porque o exame é rápido (não leva nem meia hora) e indolor. Claro, gera um pequeno incômodo, mas que é passageiro.

Durante o Teste Alérgico de Contato são pingadas nas suas costas diversas substâncias que as pessoas normalmente têm alergia, como ácaros, frutos do mar, cigarro, pêlo de animais, etc. Depois de um tempo (próximo a vinte minutos), a pessoa que fez a aplicação superficial volta, para analisar os resultados do Teste Alérgico de Contato.

Então, se surgiu uma área muito avermelhada ou até mesmo uma bolha ao redor do local onde foram aplicadas as substâncias, é sinal de que você é alérgico aquele componente. E de acordo com o tamanho da reação é que eles determinam se você não é alérgico, é pouco alérgico (reações pequenas), relativamente alérgico (reações médias) ou muito alérgico (reações grandes). Uma maneira simples e rápida de evitar muito sofrimento ao longo da vida.

teste alergico de contato dermatologista em florianopolis

Rafaela Salvato Dermatologia, dermatologista em Florianópolis SC – Teste alérgico de contato