Dra Rafaela Salvato
Diretora Técnica: Rafaela de Assis Salvato Balsini
CRM/SC 14.282 e RQE 10.934

NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Rinomodelação em Florianópolis

Rinomodelação em Florianópolis. Diariamente, em minha clínica, percebo que um dos maiores incômodos dos pacientes relacionados a estética é o nariz. Ter um nariz fino, arrebitado e proporcional é o sonho da maioria dos homens e mulheres.

O nariz é uma chave importante na estruturação e harmonização de toda a face. Desde a época de Leonardo da Vinci, quando as proporções do homem ideal foram decifradas, já falava-se muito da sua porção central do dito “rosto ideal”.

Objeto de desejo e também de identificação de rostos, ter um nariz bonito é hoje um importante aliado na melhora da auto-estima e também na busca da melhora estética de cada indivíduo.

Até pouco tempo, pensar em corrigir defeitos no nariz era pensar em submeter-se a um procedimento cirúrgico invasivo, fazendo com que a grande maioria, que acabasse abandonando a ideia.

Rinomodelação é realizada com ácido hialurônico é a nova tendência para correções de assimetrias e imperfeições do nariz.

O Brasil é um grande pioneiro na correção cirúrgica do nariz, também conhecida como rinoplastia. Inúmeros procedimentos são realizados todos os anos por cirurgiões plástico. Contudo, é crescente o número de pessoas que cada vez mais buscam alternativas à cirurgia.

Diversos são os motivos: receio de uma mudança permanente, receio da anestesia cirúrgica, receio das complicações cirúrgicas, pouco tempo disponível para a recuperação apos a cirurgia, custo da cirurgia, contra-indicações à cirurgia, dentre outros.

Para esses pacientes e também aqueles que não se enquadram nas indicações de um procedimento cirúrgico, a alternativa do preenchimento com ácido hialurônico pode vir a ser uma opção.

rinomodelação florianópolis

Rinomodelação em Florianópolis

O preenchimento com ácido hialurônico promove a aplicação de um produto absorvível que corrige de forma duradoura, porém temporária (precisa ser refeito de tempos em tempos), as imperfeições que desejamos corrigir. A técnica é realizada em consultório médico, sem necessidade de sedação.

A idéia central do procedimento de rinomodulação é mudar algumas características do nariz com a administração de uma substância injetável, neste caso o ácido hialurônico.

É possível corrigir as imperfeições, assimetrias, anormalidades, o formato, levantar a ponta, reduzir a lombada ou chamada giba do dorso nasal (nariz de tucano), ou até acertar a direção nos casos de narizes sinuosos. É um procedimento não cirúrgico, minimamente invasivo – não exige repouso ou afastamento das atividades de rotina -, de rápida recuperação e resultado imediato.

Em alguns casos específicos, onde o(a) paciente tenha um(a) grande anormalidade, pode ser o caso de cirurgia plástica, devendo ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O grande diferencial do procedimento da rinomodelação é o paciente pode sair do consultório já com um resultado visível e que tende a melhorar com o passar dos dias, podendo voltar ao trabalho e atividades cotidianas rapidamente, sendo o paciente sai com um pequeno curativo.

O Paciente pode sentir uma leve sensibilidade ao encostar no local por 2 a 3 dias após o procedimento de rinomodelação.

Dúvidas frequentes sobre a rinomodelação em Florianópolis

Quem pode utilizar a técnica de rinomodelação?

Primeiramente é preciso realizar uma consulta com um dermatologista ou cirurgião plástico para uma avaliação técnica do rosto de cada pessoa e identificar os pontos que podem ser corrigidos. As proporções faciais precisam ser mantidas para uma melhor harmonização de toda a face, ou seja, uma adequada combinação do nariz com o resto do rosto, como lábio e queixo.

Homens e mulheres com pequenas queixas sobre o nariz, como o osso nasal proeminente, ponta caída e formato sinuoso, abertura das narinas maior que o desejado, pequenas assimetrias nas estruturas do nariz, dentre outras pequenas imperfeições.

Não há uma idade mínima, porém deve ser realizada por adultos. O médico que realizar a consulta irá determinar se as imperfeições podem ser corrigidas com o preenchimento ou se a correção só poderá ser realizada cirurgicamente.

Quais são as contraindicações da rinomodelação?

São as mesmas contraindicações de qualquer preenchimento com ácido hialurônico. Não deve ser feito por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Não deve ser realizado por pessoas com doenças autoimunes em atividade ou colagenoses e pessoas com hipersensibilidade ao produto.

Qual a duração do efeito da rinomodelação?

A técnica deve ser realizada com produtos de boa qualidade e alta durabilidade. Se utilizado o ácido hialurônico adequado, dura em média de 18 a 24 meses.

É possível realizar novamente a técnica rinomodelação após esse período?

Sim, conforme a necessidade, pode ser feito novamente no mesmo local.

Quais são os riscos de um preenchimento nasal?

O nariz é uma estrutura delicada e que possui grande risco de complicações, quando feito por um profissional não qualificado. Além disso, um profissional que não conheça as corretas proporções estéticas de todo o rosto pode preencher em excesso e alterar o formato de toda a face.

Se eu não gostar do resultado, é possível corrigi-lo?

Sim, um profissional médico é capaz de corrigir imperfeições e remover o ácido hialurônico, se necessário.

Rafaela Salvato é médica dermatologista e membro titular da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

rinomodelação em florianópolis

Dra Rafaela Salvato com a também médica dermatologista Dra Bruna Bravo, referência internacional em rinomodelação

Endereço: Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil | Fone: (48) 3225.4031
Equipe Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis SC
* Rinomodelação em Florianópolis