NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Rosácea – Cuidados com a pele com rosácea

Rosácea – Cuidados com a pele com rosácea

A rosácea é uma condição de pele em que o rosto fica com áreas avermelhadas, às vezes com lesões mais graves que lembram espinhas. É uma doença sem cura, porém com diferentes tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida de seus portadores. Contudo, alguns hábitos podem piorar o tratamento e fazer com que a doença não regrida.

Alimentação

Alguns alimentos podem piorar ou desencadear as crises de rosácea. Os alimentos apimentados ou muito condimentados são os principais causadores. A cafeína, presente no café, alguns chás e refrigerantes, também costumam piorar a vermelhidão. Bebidas muito quentes, como chás e chimarrão também pioram o quadro clínico.

Bebidas alcóolicas

O álcool é um grande agravante nas crises de rosácea. O ideal é não ingerir ou ingerir em pequenas quantidades. O álcool causa principalmente o “flushing” ou a vermelhidão nas bochechas devido à vasodilatação local, típico dos portadores da doença.

Temperatura

A rosácea costuma ter piora em dias frios e durante o inverno, mas extremos de temperatura também podem agravar o quadro. Evite temperaturas muito altas ou muito frias.

rosácea dermatologista em florianopolis Rafaela Salvato

Rosácea – Cuidados com a pele com rosácea, Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis.