NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Melasma

O melasma é uma doença que provoca manchas escuras principalmente na face e nos braços. Não possui cura, mas diferentes tratamentos ajudam a tratar as manchas e a tentar impedir que voltem. Alguns cuidados diários são muito importantes para prevenir a piora do quadro e a melhorar o tratamento.

Exposição solar

O sol é o principal fator causador do melasma. Mesmo na sombra, a radiação infravermelha emitida pelo calor do sol pode agravar o quadro. Por isso, pessoas com melasma devem usar o filtro solar indicado pela médica todas as manhãs e reaplicar a cada três horas. Além disso, outros itens de proteção ao sol como chapéus, viseiras, bonés, óculos escuros e roupas com proteção (FPU) também devem ser utilizadas. A menor exposição, mesmo que por um curto período de tempo, pode causar novas manchas ou piorar as existentes.

Anticoncepcionais hormonais

O uso de anticoncepcionais hormonais como as pílulas e os DIUs com progesterona costumam agravar o quadro de melasma ou a formar novas manchas. O ideal é utilizar métodos preventivos que não possuam hormônios, como camisinha, DIU de cobre, diafragma, dentre outros.

Tratamento do Melasma a Laser dermatologista em florianopolis SC

Melasma – Cuidados com a pele em tratamento, por Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis.