NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Acne – Pacientes em uso de isotretinoína oral

A isotretinoína oral (também conhecida pelo seu nome comercial – Roacutan ou Acnova) é um medicamento de uso controlado que costuma dar ótimos resultados a quem realiza todo o tratamento corretamente. Contudo, apresenta alguns efeitos colaterais que requerem cuidados especiais ao longo do seu uso. Confira algumas orientações importantes:

Ressecamento dos lábios devido ao uso da isotretinoína

Praticamente 100% dos pacientes apresentam o lábio seco e rachado logo no primeiro mês de uso da medicação. É importante evitar molhar os lábios com a saliva, pois essa é ácida e pode agravar ainda mais o problema. O mais correto a fazer é utilizar protetores labiais umectantes várias vezes ao dia, conforme a necessidade de cada um. À noite, antes de dormir, aplique uma camada generosa de pomada com dexpantenol para uma proteção extra.

Ressecamento dos olhos devido ao uso da isotretinoína

Alguns pacientes sentem os olhos ressecados também, por diminuição na quantidade de lágrima. Nesses casos é importante aplicar colírios com soro fisiológico ou lágrimas artificiais várias vezes ao dia para evitar problemas oculares mais graves. Pacientes em uso de lentes de contato são mais sujeitos a sentir o ressecamento e devem intensificar o uso do colírio até o final do tratamento.

Ressecamento do nariz devido ao uso da isotretinoína

Assim como os lábios e os olhos, alguns pacientes também podem sentir o nariz ressecado, às vezes podendo apresentar pequenos sangramentos. Nesses casos, é importante aplicar um soro fisiológico nasal várias vezes ao dia para atenuar o problema.

Produtos de uso no rosto durante o uso da isotretinoína

Durante o tratamento completo da isotretinoína, a pele do rosto fica sensível, podendo apresentar vermelhidão. Ácidos, tônicos ou produtos abrasivos não devem ser utilizados nesse período, a menos que sejam prescritos pela médica. Durante o tratamento, aplique apenas o filtro solar e o hidratante indicados. Maquiagem é permitido, porém não utilize demaquilante contendo álcool.

Exposição solar durante o tratamento com isotretinoína

Durante o tratamento, a pele do rosto e do corpo fica mais sensível à radiação solar. Por isso, quanto menos se expor ao sol nesse período, melhor. Durante o dia, mesmo que esteja nublado ou queira permanecer em ambientes fechados, utilize o protetor solar indicado pela manhã e reaplique a cada quatro horas.

Ingestão de bebidas alcóolicas durante o tratamento com isotretinoína

Durante o tratamento completo não é permitida a ingestão de bebidas alcóolicas, com risco de sobrecarga do fígado, podendo causar hepatite medicamentosa.

Alimentação

O uso da isotretinoína oral pode elevar as taxas de colesterol do sangue, assim como a de triglicerídeos e o açúcar (glicemia). Durante todo o tratamento, a médica irá solicitar exames laboratoriais frequentes para monitorar essas taxas. Você pode auxiliar o seu organismo ingerindo menos doces e menos gordura. Uma alimentação balanceada, além de colaborar com o tratamento, também ajuda na desintoxicação do organismo e em uma melhora ainda maior da pele.

Mulheres – o uso de método anticoncepcional é obrigatório

Recomenda-se o uso de dois métodos anticoncepcionais (pílula e camisinha, por exemplo), durante todo o tratamento. A mulher não pode engravidar em hipótese alguma durante o tratamento, pois a isotretinoína causa sérias malformações ao feto. Após o término do tratamento, os métodos preventivos só devem ser descontinuados após dois meses do último comprimido.

Piora inicial

Em um pequeno percentual de pacientes, cerca de 2%, pode haver uma piora inicial do quadro, principalmente em pacientes que possuem muitas espinhas inflamadas no momento do início do tratamento. Se ocorrer, a médica deverá ser informada imediatamente.

Outros efeitos adversos não citados anteriormente devem ser comunicados o quanto antes à médica. O tratamento, quando realizado corretamente e com responsabilidade, costuma trazer muitos benefícios aos pacientes.

tratamento isotretinoína Florianópolis

Dra Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis. Acne – Pacientes em uso de isotretinoína oral