NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Menopausa e a pele

Menopausa e a pele. Tudo na vida possui seu tempo. Há o tempo de semear e o tempo de colher, disse certa vez um poeta. Outros pensadores, sabiamente, gostam de se referir ao tempo por meio de ciclos: explicam que desde que nascemos somos regidos por ciclos que se iniciam e se fecham. É assim com o nascimento, que marca o ciclo da infância. É assim com a adolescência, que marca o ciclo da juventude. É assim com a vida adulta, que marca o ciclo da maturidade. E é assim, por último, com a vida senil, que marca o último ciclo da vida.

Ainda usando a ajuda dos sábios homens da literatura, podemos dizer que envelhecer é obrigatório, ficar velho é opcional. Perceba como você encontra – diariamente – jovens que são muito velhos e velhos que são incrivelmente jovens.

Claro, toda essa filosofia é muito bonita na teoria. Mas quando você está passando por uma determinada idade – como os 40 anos, que são um período muito enfático e de grande análise sobre a vida – é difícil manter o controle.

O próprio corpo humano, por volta dessa idade, começa a se alterar, principalmente quando a pessoa é do sexo feminino. E onde queremos chegar com toda essa história? Bem, você provavelmente já deve ter adivinhado. É isso mesmo: o tema do artigo de hoje é menopausa e as maneiras que ela afeta a pele da mulher.

A Menopausa e a pele possuem relações muito próximas. Quando a menopausa começa a apresentar os primeiros sinais de que está chegando, é muito importante que você já comece um tratamento acompanhado pelo dermatologista, até porque – em certos casos – ocorre queda de cabelo nas mulheres.

Para fazer com que a menopausa não afete sua pele negativamente, é bom entender os princípios e a lógica por trás desse importante acontecimento na vida da melhor. Menopausa e a pele relacionam-se porque a menopausa diminui a produção de algumas substâncias que dão força e vigor à pele. É por isso que percebemos, de uma hora para outra, como uma mulher envelhece rapidamente.

Obviamente, não é isso que você espera quando chegar aos 40 e poucos anos. Por isso, separamos uma dica que pode ser muito importantes a você. E – caso você, leitora desse artigo – seja jovem, lembre-se de guardar as informações aqui retratadas porque elas serão muito úteis em seu futuro.

Basicamente, o que você precisa saber é que o cuidado com a pele deve vir antes da menopausa chegar. Ali, por volta dos 30 anos então, você já deve estar fazendo um tratamento para cuidar da saúde da sua pele.

Quando a menopausa chegar, perto dos 40 anos, você já terá se preparado 10 anos para ela. Por isso, não se preocupe. Menopausa e a pele podem ser, claro, amigas.

menopausa e a pele dermatologista

Dra. Rafaela Salvato, Clínica de Dermatologia em Florianópolis SC – Menopausa e a pele