NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Imunomoduladores

Imunomoduladores

Quando uma guerra está perto de explodir, os soldados recebem um treinamento intensivo e prático, para saber o que fazer no front de batalha. E uma das partes do treinamento gira em torno das estratégias da guerra.

É por isso que os soldados aprendem que para vencer uma guerra não é preciso ter apenas um ataque, uma linha de frente ofensiva. É preciso contar com uma sólida e preparada linha de defesa, para que os postos conquistados não sejam perdidos, para que soldados do exército não sejam feitos reféns e para que civis não sejam vitimados.

E é aqui que todo esse contexto se encontra com o tema do artigo de hoje. Assim como na guerra a defesa é importante, para o corpo humano a autodefesa é essencial.

Foi por isso que ao longo de muitos anos desenvolveu-se estudos na área dos Imunomoduladores. Esse termo é extremamente comum no círculo de estudos médicos e científicos, mas muitas pessoas fora desse circuito não fazem a mínima idéia do que são Imunomoduladores. Mas, aqui vai uma curiosidade: com certeza, empiricamente, você ou alguém conhecido seu já fez uso dos Imunomoduladores.

Imunomoduladores são medicamentos ou tratamentos que têm por objetivo estimular uma resposta do sistema imunológico (sistema de defesa) do organismo, ou reduzir uma resposta (como no caso das doenças autoimunes). Agora você deve estar se perguntando: quando você passou por um tratamento com Imunomoduladores?

As vacinas, que você recebeu ao longo da vida, funcionam usando o princípio dos Imunomoduladores. Ou seja: uma pequena e diluída dose contendo o princípio ativo da doença é injetada no seu corpo, para que os anticorpos aprendam a se defender daquela ameaça. A partir desse “treinamento” seu corpo fica preparado para resistir a um futuro ataque de verdade daquele tipo de vírus ou bactéria.

Muitas mães fazem algo muito inteligente, usando empiricamente o conceito de Imunomoduladores: assim que uma mãe verifica que um bebê está com varicela, organiza um chá para as outras mães que conhecem, para que os bebês possam interagir, passando assim a doença de um para outro.

Por fim, lembre-se: Imunomoduladores ajudam o organismo a produzir defesas (assim como na guerra) contra invasores que podem fazer mal a ele.

imunomoduladores Dermatologista

Rafaela Salvato Dermatologia, Clínica de Dermatologia em Florianópolis SC – Dermatologista. Imunomoduladores.