MENU

Não atendemos UNIMED ou outros convênios.

Exercícios físicos e a pele

Exercícios físicos e a pele, uma famosa piada, muito antiga, retratava uma hipotética conversa entre dois inventores. O primeiro dizia que estava preocupado em criar uma maneira que possibilitasse ao homem que voasse pelos ares. O segundo inventor fica espantado com tamanha audácia e pergunta, muito curioso: mas o senhor está investindo em uma maneira que faça o homem voar usando o próprio corpo? Ao que o primeiro inventor responde: Claro que não! Pois se o homem voasse usando o próprio corpo, isso seria um exercício. Estou investindo meu tempo em uma máquina dotada de um motor e hélice, que sejam capazes de transportar o homem pelo ar assim como uma carroça o transporta pelo chão. E eis que o segundo inventor, ainda inconformado, novamente pergunta: mas não seria melhor se o homem voasse usando o próprio corpo? Não seria isso um exercício fantástico para ele?

E, por fim, o primeiro inventor responde: Claro, seria um exercício fantástico. Mas é realmente esse o problema: se voar fosse um exercício, ninguém iria praticar.

Essa simples anedota serve para mostrar que muitas vezes o homem quer algo, mas não faz o menor esforço para consegui-lo. É por isso que atualmente 35% da população sofre com obesidade, que – como todos sabemos – causa uma série de problemas ao organismo, como diabetes, hipertensão, suor excessivo, falta de fôlego, baixa auto-estima, etc. Exercitar-se é, portanto, necessário (por mais que a preguiça seja um forte empecilho, muitas vezes).

Além disso, os Exercícios físicos e a pele estão relacionados de uma maneira muito forte, tanto que vários estudos científicos apontam para diversos benefícios que surgem com os exercícios físicos. A primeira vantagem dos Exercícios físicos para a pele é que a transpiração ocorre normalmente e muitas células das camadas superficiais são renovadas.

Durante o banho, após a prática de exercício físico, as camadas mais superficiais, cheias de pele morta, vão embora, dando lugar à pele nova, mais macia e sedosa. Além disso, os Exercícios físicos e a pele dão-se bem porque a prática esportiva libera endorfina, um hormônio responsável pela sensação de satisfação, alegria e bem-estar.

Com isso, todo o corpo sai ganhando, porque quando o organismo se sente bem ele busca um funcionamento mais equilibrado e coordenado de todos os órgãos. Por último, os Exercícios físicos fazem bem para a pele porque ajudam a manter a pessoa dentro do peso ideal. Sendo assim, a pele agradece, já que um volume muito grande de gordura no organismo causa alguns problemas, como ressecamento da pele, além das famosas estrias.

As estrias surgem quando a pele, em função da gordura acumulada abaixo dela, é esticada a tal ponto que quase rompe. Como o corpo humano se regenera rapidamente, a pele não chega a rasgar, mas no local onde isso aconteceria fica uma cicatriz branca, chamada de estria.

Por isso, cuide bem da sua pele. Os Exercícios físicos e a pele agradecem toda vez que você cuida do seu corpo praticando uma atividade física.

exercícios físicos e a pele dermatologista

Dra Rafaela Salvato, dermatologista CRM/SC 14.282 RQE 10.934 – Exercícios físicos e a pele