NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Dermatoses

Dermatoses. O trabalho dignifica o homem, já diria um filósofo. Mas um médico poderia também acrescentar a essa famosa máxima: o trabalho dignifica (e deixa doente) o homem. Essa brincadeira se justifica porque que ao longo de todo ano milhares de trabalhadores são afastados de suas funções, devido a doenças que os acometem, causadas pelo ofício que desempenham.

Mas, claro, nada é 100% perfeito. Por isso, alguns trabalhadores sofrem com as condições de trabalho, que causam danos temporários ou permanentes a sua saúde. A seguir, no artigo de hoje, você irá conferir como age uma doença ocupacional muito frequente entre os trabalhadores de todo o país.

Estamos falando da Dermatose Ocupacional, que afeta a pele de muitos trabalhadores que ficam expostos a substâncias químicas. Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, gostaríamos que você caminhasse junto por esse caminho que levará ao esclarecimento sobre a Dermatose.

As Dermatoses são uma reação do organismo de uma pessoa que entrou em contato com algum tipo de substância que fez mal a ela. Você, por exemplo, já deve ter andado na grama e voltado com as pernas vermelhas, porque se encostou em alguma planta. Esse é um tipo de Dermatose.

No entanto, o problema acontece quando a pessoa frequentemente entra em contato com uma substância tóxica, sem as devidas precauções e sem os adequados equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPI.

Dessa forma, a pele da pessoa (área do corpo mais exposta) fica suscetível a reações alérgicas, que desencadeiam a Dermatose, surgindo assim pequenas bolhas ou vergões na pele, que também começa a descascar, em alguns casos.

Dermatose ocupacional assim que ela surgir, para que o problema não fique crônico. Dessa maneira você preserva sua saúde, que é essencial para um bom desempenho no trabalho e – claro – para a sua qualidade de vida.

dermatoses dermatologista florianópolis

Rafaela Salvato Dermatologia, Dermatologista em Florianópolis SC Clínica de dermatologia – Dermatoses