NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Dermatoscopia

Dermatoscopia Um famoso teste aplicado em pacientes, nos consultórios de psicologia e psiquiatria é o teste de Rorschach. Ele consiste em uma técnica muito interessante: figuras aleatórias de manchas, em preto e branco, são mostradas ao paciente. Elas são totalmente abstratas e sem formas definidas, parecendo que alguém jogou nelas um frasco de nanquim.

No entanto, o que muda o panorama é que o doutor pergunta ao paciente: “o que você está vendo?”.

Segundo os especialistas, as imagens que vemos nas manchas são projeções do subconsciente, que afetam a maneira com que interpretamos o mundo. Ou seja: a partir desse teste das manchas o médico pode ter acesso a um pequeno pedaço dos problemas que foram trancafiados no nível subconsciente da pessoa, por ela mesma.

Manchas que se apresentam de forma irregular ou com cores estranhas no seu corpo não são tema de uma sessão de psicologia. Nesse caso, é bom procurar um médico dermatologista, porque apenas ele poderá indicar o que é melhor para seu caso. As informações a seguir são meramente informativas.

Para analisar se uma mancha de pele é perigosa ou não, os médicos usam um procedimento conhecido como Dermatoscopia. A Dermatoscopia possui a capacidade de exibir ao médico como estão as camadas mais profundas da pele do paciente, sem que seja necessário machucá-lo (como quando acontecem biópsias, por exemplo).

O exame ou procedimento da Dermatoscopia pode oferecer três tipos de diagnóstico em relação à mancha que a pessoa apresenta na pele: mancha do tipo benigna, mancha suspeito ou mancha que denota melanoma. No primeiro caso, tudo está em ordem. No segundo caso, pode ser que exista a presença de melanoma, que é o nome dado a um tipo de câncer de pele. No terceiro caso, a suspeita está quase comprovada.

A boa notícia é que a Dermatoscopia é um método bastante seguro e que permite a descoberta do melanoma antes que ele chegue aos estágios mais avançados. Sendo assim, o tratamento será mais fácil e menos agressivo ao organismo.

Por fim, nunca se descuide das dicas básicas: use sempre protetor solar, visite seu dermatologista com frequência e – caso ele peça para fazer uma Dermatoscopia, não fique com medo. Sua saúde está sendo bem cuidada.

dermatoscopia dermatologista florianopolis

Clínica de Dermatologia em Florianópolis, Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatoscopia