NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Tricologista Essa especialidade existe?

Vestir-se bem faz parte do cuidado com a aparência. Várias pesquisas recentes mostram que pessoas com baixa auto-estima não sabem como cuidar da aparência ou preferem não se preocupar com esse quesito. O que acontece é que a maneira como a pessoa se enxerga afeta profundamente a imagem que ela constrói sobre sua personalidade.

Muitos homens e mulheres começam a se sentir deprimidos, quando percebem que estão no caminho para se tornarem carecas. Felizmente, a medicina evoluiu bastante nos últimos tempos.

Para entender o que a área da tricologia faz, você precisa primeiro saber o que o nome significa. Tricologia vem do grego “thríks”, que significa pelo, cabelo, em associação à “logia”, que significa estudo. Ou seja: estudo dos pelos; estudo dos cabelos.

Cada vez está mais comum o uso do termo tricologista entre alguns profissionais que atuam em diferentes áreas de tratamento dos cabelos. O termo tricologia vem do grego thricos (cabelo) e logia (estudo).
Entretanto, essa “especialidade” não é reconhecida como uma especialidade propriamente dita pelo Conselho Federal de Medicina. Segundo o CFM, o especialista capacitado para o tratamento do cabelo, que é um anexo da pele, deve ter recebido treinamento adequado também em doenças da pele. Ou seja, o especialista reconhecido e que é melhor capacitado para o tratamento dos cabelos é o médico dermatologista.

Então, como podemos concluir, um médico dermatologista especialista em cabelos, equivocadamente chamado de tricologista trata do problema da calvície, mas não apenas isso, já que calvície não é o único problema que envolve pelos, certo? Outros casos atendidos por um médico dermatologista, então, são: hirsutismo – crescimento anormal de pelos no rosto, no peito e nas pernas. Para um homem, é um incômodo. Para uma mulher, é um enorme problema.

O médico dermatologista, também atende casos de dermatite seborréica, que pode ser resumida, de maneira bem grosseira, como um próximo estágio da caspa, causando também queda de cabelo.

Por último, se você está com algum problema de cabelo ou qualquer tipo de problema referente aos pelos do seu corpo, fica a dica: procure um médico dermatologista, isto é, um especialista em cabelos. Muitas das soluções que são encontradas na internet não condizem à realidade e você deve encarar uma consulta a um médico como um investimento no seu maior bem: a sua saúde.

tricologista florianópolis dermatologista

Dra. Rafaela Salvato – Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis – Tricologista Florianópolis.