NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Micoses de pele, unhas e cabelos

tratamento micose florianopolis scAs micoses são doenças causadas por diferentes tipos de fungos e que podem ser contagiosas ou não. São infecções incômodas e resistentes e podem ser confundidas com outras dermatoses, como alergias e até hanseníase. Os fungos desenvolvem-se quando encontram um ambiente propício ao seu desenvolvimento, como umidade, calor e baixa imunidade. Além de causarem desconforto e alterações estéticas, podem propiciar o aparecimento de outras infecções, como as causadas por bactérias. O diagnóstico pode ser feito clinicamente ou necessitar de um exame micológico (realizado em laboratório específico). Conheça um pouco das micoses mais comuns e possíveis tratamentos:

A)  Pitiríase versicolor: comumente chamada de “pano branco”, é causada por fungos normalmente encontrados em nossa pele, principalmente a Malassezia furfur. É comum o seu surgimento no verão e pode manifestar-se com manchas de colorações acastanhadas ou esbranquiçadas, com leve descamação, geralmente no dorso, colo, braços e ombros. O tratamento pode ser apenas com cremes ou loções tópicas ou necessitar de comprimidos orais.

B)  Tinha interdigitale ou “frieira” ou “pé de atleta”: maceração comum ao redor dos dedos dos pés, provocada geralmente pelo uso de sapatos fechados, suor excessivo ou doenças como o diabetes. Cuidados tópicos ou orais podem ser necessários, assim como cuidar dos fatores que auxiliam o desenvolvimento do fungo.

C)  Onicomicose: nome genérico para as infecções fúngicas das unhas. De acordo com o grau de acometimento, pode ser um tratamento difícil e prolongado. Os tratamentos disponíveis são esmaltes, loções, comprimidos orais e mais recentemente o tratamento com laser de Nd:Yag.

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista em Florianópolis – Micoses de pele, unhas e cabelos