NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Estrias

tratamento estrias florianopolis scAs estrias estão no ranking dos pesadelos que mais atormentam as mulheres e até alguns homens. Sabemos que são difíceis de tratar, mas tenha calma, é possível!

As estrias são uma afecção dermatológica causada pelo estiramento excessivo e consequente rompimento das fibras que sustentam a derme (camada intermediária da pele).

Essas listrinhas normalmente paralelas, que são pequenas lesões lineares ou fissuras, já tendem a aparecer principalmente na adolescência, devido ao crescimento acelerado, alterações drásticas de peso ou alterações hormonais. Aparecem normalmente nas regiões do abdômen, nas pernas, nos glúteos e nos seios.

Quais são as causas das estrias?

As estrias são lesões ou cicatrizes atróficas, provenientes da destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ocorrem normalmente durante períodos em que a pessoa tem um aumento corpóreo decorrente do ganho de peso, gravidez, musculação excessiva, colocação de próteses, principalmente mamárias e até o uso de anabolizantes, estrógeno e hormônios adrenocorticais (uso prolongado e em altas doses de corticóides, por exemplo). Além disso, acredita-se que fatores genéticos também estejam envolvidos.

Como Prevenir

Alimente-se Corretamente

Aquele clichê: “Você é o que você come.”, é realmente verdadeiro!

Beba bastante água e evite os fatores que favoreçam o aparecimento das estrias o quanto antes.

Manter o peso com exercícios, ter uma dieta saudável e balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes e cereais, vão trazer benefícios muito além da simples prevenção de estrias.

Peixes,  óleos vegetais como o de oliva ou girassol e também castanhas, atuam no processo antiinflamatório por possuírem ômega 3. Além disso, esses alimentos também estimulam a produção de colágeno, pois são ricos em cobre, selênio, zinco e silício.

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E como a cenoura, o brócolis, o espinafre, a rúcula, o agrião, os óleos vegetais e as frutas como manga, kiwi, mamão, laranja, acerola, limão, abacaxi e tangerina fortalecem o sistema imunológico, limpam e renovam a pele, combatem o envelhecimento precoce, dão vigor e maciez.

Mexa-se!

Pratique exercícios físicos para manter a elasticidade dos músculos e da pele, além de aumentar a circulação sanguínea e ajudar na queimar gorduras. Exercícios como caminhar, correr, exercícios aeróbicos e de musculação como abdominais, agachamentos, flexões e elevação das pernas são eficientes na manutenção da elasticidade do corpo e da pele.

Abuse de cremes hidratantes

Para garantir uma hidratação adequada da pele, é importante o uso de produtos a base de uréia, óleo de semente de amêndoas e uva, rosa mosqueta, ácido hialurônico e lactato de amônio.

Massageie as regiões propícias ao aparecimento de estrias diariamente com cremes hidratantes. Essa pratica ajuda a estimular a circulação e a prevenir a flacidez.

Tratamentos para Estrias

Existem diversos tipos de tratamento para as estrias. As estrias avermelhadas são geralmente recentes e mais fáceis de tratar enquanto as esbranquiçadas são normalmente mais resistentes aos tratamentos!

Não desanime, existe tratamento para cada tipo de estria! Estrias recentes são normalmente tratadas com ácidos de uso tópico, peelings, lasers, luz pulsada, etc.  Estrias esbranquiçadas comportam-se como “cicatrizes”. Opções terapêuticas são lasers fracionados (Erbium, CO2, 2940nm, etc), subscisão, microagulhamento, dentre outros.

Procure um dermatologista e se informe sobre os melhores métodos para tratar cada caso individualmente.

Dra. Rafaela Salvato Dermatologista – Estrias