NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

Mais um aliado no combate ao envelhecimento precoce, o laser de CO2 Fracionado pode trazer excelentes resultados sem a necessidade de intervenção cirúrgica. Pode ser aliado a outras técnicas de rejuvenescimento, como o preenchimento de ácido hialurônico, que recupera o volume perdido por causa do avanço da idade, dando uma aparência mais jovem e saudável à face.

Como funciona o Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado?

O laser de CO2 já foi considerado no passado como uma técnica agressiva, mas as novas tecnologias trouxeram inovações que influenciam no resultado e na diminuição do tempo de recuperação do paciente, o que atrai cada vez mais pessoas interessadas em manter a pele com menos rugas e manchas.

O Laser de CO2 é um aliado ao rejuvenescimento e também ao combate de manchas, cicatrizes e marcas na pele. É capaz de estimular a produção de colágeno e renovar as células da pele.

É uma técnica nova, considerada ablativa e os procedimentos são dermobrasivos nos quais o comprimento de luz é atraído por um alvo, a molécula de água, que está presente abundantemente em praticamente todos os tecido do corpo.

A ação do laser gera uma intensidade de calor que faz com que a água da região seja evaporada. Essa desidratação e destruição celular pontual faz com que as células reparadoras do nosso organismo entrem em ação e ativem o processo de cicatrização. Máquinas mais antigas descarregavam muita energia local em toda a região tratada, por isso eram mais agressivas e com maior risco de complicações. Com o advento da técnica fracionada, pequenos pontos da pele são atingidos, deixando áreas íntegras entre os espaços tratados.

As áreas integras, que não foram lesionadas, ajudam na cicatrização, fornecendo informação genética e nutrientes para uma recuperação mais rápida. Além disso, como essa área não lesionada também recebeu parte do aquecimento, ela também se beneficia com os efeitos do laser.

A renovação celular da área tratada estimula a produção de colágeno, que é a proteína presente no corpo que tem a função de dar sustentabilidade, flexibilidade e rigidez a pele. O resultado é uma pele com melhor textura, melhora do viço e mais firmeza, com rugas menos aparentes.

Indicações do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

O tratamento tem características importantes que agem na reestruturação dos tecidos e auxilia na produção de novas proteínas de colágeno, sendo indicado para rugas finas e marcas de expressão, rugas dinâmicas, rugas estáticas ou profundas e rugas mistas.

Para rugas superficiais, mais finas e menos profundas, os resultados são geralmente notados logo na primeira sessão. Rugas profundas costumam necessitar de mais sessões e podem ainda precisar de tratamentos auxiliares, como a toxina botulínica ou o preenchimento com ácido hialurônico.

Resultados do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

Os resultados costumam ser visíveis desde a primeira sessão, evoluindo conforme a cicatrização avança. Os pacientes costumam voltar às suas atividades habituais em torno de uma semana após o procedimento. A pele pode apresentar uma coloração rosada, ardor e inchaço, o que é comum nos primeiros dias do tratamento. Quanto mais agressivo for o procedimento, maior o tempo de recuperação.

Quantas sessões são necessárias no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado?

Os resultados esperados variam de acordo com a profundidade das rugas de cada paciente, podendo ser necessárias de 1 a 3 sessões ou conforme a indicação. O intervalo entre as sessões deve ser de no mínimo 3 semanas, sendo mais comum o intervalo acima de um mês após cada aplicação, para dar tempo da pele se recuperar por completo. Para alguns tipos de pele, é recomendada uma sessão por ano para a manutenção dos resultados e o estímulo constante do colágeno, evitando o envelhecimento precoce.

Outras indicações no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

Poros dilatados, marcas de acne, cicatrizes, pequena flacidez da pele e estrias.

Cuidados após o tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

– Para evitar manchas é necessário evitar a exposição solar na primeira semana após o procedimento. Depois desse período, utilizar filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB, de preferência com filtro solar acima de 50;
– Para aliviar o ardor da região, se houver, fazer compressas geladas com soro fisiológico ou borrifar sprays de água termal;
– Utilizar os óleos ou os cremes hidratantes indicados pela dermatologista;

Recomendações do tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

– Se o seu ritmo de vida exige exposição solar constante, talvez esse tratamento possa complicar a sua rotina e é preciso uma programação para poder ficar um período ausente dessas atividades.
– Se tiver agendado eventos importantes, marque sua aplicação com no mínimo um mês de antecedência para não correr o risco de ainda estar com a pele em fase de cicatrização;

Contraindicações no tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

– Não é indicado para todos os tipos de pele, faça sempre uma consulta prévia com o dermatologista para saber se o tratamento é recomendado para você;
– Não deve ser feito por gestantes ou mulheres em fase de lactação;
– Não deve ser realizado em áreas com herpes ativa;
– Não deve ser realizado em pacientes com hipersensibilidade à luz;
– Não deve ser realizado em pacientes com doenças autoimunes como o Lúpus e o Pênfigo.
– Tratamento com isotretinoína oral: neste caso deve-se aguardar cerca de 6 meses após o término do tratamento para realizar a aplicação com o laser;
– Não deve ser realizado sobre área com lesão pigmentada suspeita;
– Não deve ser realizado em pessoas com histórico de problemas de cicatrização.

Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado

Se você quiser ler mais sobre Laser de CO2 clique aqui

Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista Florianópolis – Tratamento de rugas da face com laser de CO2 Fracionado