NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Remoção de Tatuagem

Datada de 5.300 anos atrás, a tatuagem mais antiga encontrada foi em uma múmia descoberta entre a Áustria e a Itália. A região gelada preservou a pele que continha nada menos que 57 tatuagens. Prova de que o ofício e a fascinação pela arte ultrapassam muitos milênios.

Cada tatuagem traz consigo uma história, uma lembrança, uma homenagem ou significado que muitas vezes é muito particular.

A escolha da tatuagem deve ser muito bem pensada para evitar arrependimentos futuros e não é de hoje que muitas pessoas têm motivos que levam ao arrependimento ou à necessidade de remover uma marca que antes era tão importante ou necessária.

Independente dos motivos – que vão desde uma alergia à tinta ou a má qualidade do desenho ou o arrependimento – que levaram a pessoa a desejar limpar a região tatuada, saiba que é possível sim remover tatuagens permanentes com a tecnologia a laser.

Há alguns anos atrás, as técnicas mais usadas para remoção de tatuagem eram a excisão cirúrgica ou a dermoabrasão, que demonstravam resultados insatisfatórios. Usadas até hoje, essas técnicas são doloridas e deixam marcas ou cicatrizes evidentes.

Vários tipos de lasers foram desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Porém, os resultados também eram pobres e com maiores riscos de complicações. Há alguns anos, no entanto, foi desenvolvido o laser Nd-Yag Q-Switched, que é um laser com baixa emissão de energia que quebra as partículas do pigmento por efeito fotoacústico, com menos risco de dano às células da pele.

É possível fazer a remoção de tatuagem completamente?

A remoção completa da tatuagem depende de vários fatores e é difícil de se atingir. É levado em consideração as tonalidades dos pigmentos, a cor da pele do paciente e dos equipamentos disponíveis. Tons claros ainda são um obstáculo para os dermatologistas. Pessoas com pele mais escura ou muito bronzeada, terão mais dificuldade de eliminar por completo essa marca permanente.

Como funciona a tecnologia de remoção de tatuagem a laser?

O luz do laser é atraída pelo pigmento da tinta da tatuagem (cromóforos exógenos). Em contato com o pigmento, a rápida absorção do laser pela pele faz com que a luz fragmente o pigmento em múltiplas partículas, que são eliminadas progressivamente pelo sistema imunológico a cada sessão. A absorção pelo sistema imunológico não prejudica as células ao redor da área tratada, dessa forma minimizando o risco de aparecimento de cicatrizes.

Cada pigmento exige um comprimento de luz específico para ser atingido. Cores mais fortes como preto, roxo, azul e marrom escuro são cores com grande quantidade de pigmento, sendo mais fácil sua remoção nas primeiras sessões.

Peles mais escuras ou bronzeadas dificultam a ação do laser, pois contém muita melanina, o que confunde o foco sugerido pelo aparelho.

Quantas sessões são necessárias para a remoção da tatuagem?

São necessárias várias sessões para clarear as tatuagens, estima-se em média de 6 a 10 sessões. O intervalo entre as sessões também varia entre 30 a 45 dias, pois depende do tempo de cicatrização de cada um, havendo a necessidade de aguardar a completa restauração da pele. Não deve-se reaplicar o laser sob a pele ainda em recomposição, com ferida, escamas ou crostas. A região deve estar completamente íntegra para evitar possíveis reações adversas e complicações na pele. Os resultados são individuais e dependem da profundidade do pigmento na pele e das cores usadas.

Cuidados antes e depois da Remoção de Tatuagem

Os cuidados antes e depois do procedimento de remoção de tatuagem a laser são muito similares aos pedidos quando a tatuagem é realizada:

– Evitar o bronzeamento ou a exposição solar intensa pelo menos 30 dias antes de cada sessão e entre os intervalos de cada sessão, para evitar possíveis queimaduras.
– É importante manter a área coberta e hidratada.
– Respeitar o tempo de cicatrização natural.
– Pode ser indicado uma pomada cicatrizante para acelerar o processo de cicatrização da pele.
– Usar protetor solar indicado pelo dermatologista.

Reações Adversas a Remoção de Tatuagem

Dentro do período de cicatrização podem ocorrer manchas, coceiras ou ardência. Ao sentir qualquer um desses sintomas, consulte seu dermatologista.

remoção de tatuagem Florianópolis rafaela salvato dermatologista

Dra. Rafaela Salvato Dermatologista – Remoção de Tatuagem