NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Estética

Preenchimento Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico (AH), presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar peles danificadas, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas.

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, o tecido possui grande quantidade de ácido hialurônico. A medida que o organismo vai envelhecendo, a quantidade de ácido hialurônico também diminui, reduzindo a hidratação e a elasticidade, o que contribui para a perda de volume facial e o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.

Fatores como excesso de exposição solar, estresse, falta de hidratação e má alimentação influenciam no desenvolvimento de rugas, marcas de expressão, manchas, perda de volume e flacidez na pele, principalmente na face e nas regiões oculares, bochechas e queixo, pois ajudam na degradação precoce dos níveis de ácido hialurônico na pele.

O que é?

O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e n-acetilglucosamina. É um líquido viscoso, claro e solúvel em água. É encontrado em abundância nos animais e sua quantidade é inversamente proporcional ao tempo de vida do organismo. Em humanos, ajuda a prevenir a integridade das células e das fibras de colágeno, a proteína essencial para a sustentação e elasticidade da pele.

Produzido de forma sintética com fins medicinais e estéticos, é produzido laboratorialmente pela fermentação de substratos vegetais realizada por bactérias. Através de técnicas avançadas, o conteúdo da bactéria é eliminado por purificação e o gel de ácido hialurônico pode ser utilizado em humanos.

Dessa forma, é utilizado na indústria de cosméticos como ingrediente em cremes corporais, loções, géis, shampoos, condicionadores de cabelos, cremes anti-idade, etc. Na dermatologia estética, é utilizado em géis concentrados que são injetados diretamente no tecido que se deseja tratar.

Indicações preenchimento ácido hialurônico

Hidratação da Pele (Skinboosters): utiliza molécula de ácido hialurônico menos densa, com menor capacidade de volume e sim de hidratação profunda por atrair água ao local onde é injetado. É indicado para o rosto, pescoço, colo, mãos e outras áreas. Pode ser usada como monoterapia ou associada a luz intensa pulsada ou lasers fracionados para aumentar a potência dos resultados.

Aumentar o volume ou corrigir contornos do rosto: indicado para a correção dos sulcos da região abaixo do nariz e acima dos lábios, para o aumento de volume das “maçãs” do rosto, suavizar as rugas glabelares que aparecem entre as sobrancelhas, olheiras e redefinição dos contornos da face.

Preenchimento dos Lábios: realizado de forma natural e harmoniosa respeitando os traços do paciente, as aplicações do ácido conferem um aumento do volume e aumentam a definição dos contornos labiais.

Preenchimentos Corporais: indicado para a correção de pequenas e médias depressões causadas por cicatrizes ou celulite de graus avançados.

Rejuvenescimento das mãos: as aplicações melhoram as rugas finas e a flacidez da pele, dando mais vitalidade à região. Pode ser associada à luz intensa pulsada para suavizar manchas e lasers fracionados para potencializar os resultados.

Cicatrizes: o preenchimento ácido hialurônico é também indicado para o tratamento de cicatrizes profundas como as causadas pela acne, suavizando as marcas deixadas pelos cravos e espinhas.

Na medicina convencional é usada na reabilitação nos casos de artrose, uma doença crônica que ataca as articulações. Vem sendo também testada e experimentada nos casos de doenças do tecido conjuntivo, como por exemplo, distúrbios oculares, traumas, deficiência de cicatrização e enrugamento precoce da pele.

Contra indicações preenchimento ácido hialurônico

Não é indicado nos casos de:

– processos infecciosos no local da aplicação;

– processos inflamatórios no local da aplicação;

– gravidez e amamentação;

– doenças autoimunes, como o lúpus;

Como são realizadas as aplicações?

As aplicações são realizadas no consultório, em local apropriado para procedimentos, e geralmente não é necessário realizar anestesia prévia. Contudo, para pessoas mais sensíveis, pode ser feita a aplicação de anestésico tópico prévio ou anestesia local por meio de bloqueios que anestesiam toda a região que se deseja tratar. Alguns tipos de ácido hialurônico também apresentam anestésico misturado à sua fórmula, o que promove ainda mais conforto ao paciente.

É um procedimento considerado seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação e melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e estabilização do quadro.

Com o avanço da indústria, a reologia, que estuda a mecânica dos fluidos, contribui para o desenvolvimento de fórmulas com ácido hialurônico cada vez mais purificadas e com menos efeitos colaterais. Essa ciência estuda diferentes apresentações de ácidos hialurônicos, que podem ser mais espessos – para locais onde é necessário maior volume – até soluções mais fluidas, que promovem maior hidratação e menos edema ou inchaço nas áreas aplicadas. Com isso, para cada região do corpo, assim como para cada tipo de indicação, um ácido hialurônico diferente é indicado.

Duração dos Efeitos do preenchimento ácido hialurônico

A duração dos efeitos pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.

Cuidados antes e depois do preenchimento ácido hialurônico

Antes

– Fazer uma consulta médica para determinar se o ácido hialurônico é indicado para você, qual o melhor tipo de acordo com o efeito desejado e retirar as dúvidas.

Depois

– Evite a exposição solar do local tratado por aproximadamente uma semana;

– Aplique filtro solar na região tratado, a menos que contra-indicado pelo seu médico, com fator de proteção no mínimo 15;

– Não massagear as áreas tratadas;

– Evite limpeza de pele ou higiene excessiva no dia da aplicação;

– Evite fazer exercícios com contato físico no dia da aplicação para evitar traumas locais;

Efeitos colaterais preenchimento ácido hialurônico

Podem ocorrer pequenos hematomas (“manchas roxas”) e inchaço no local da aplicação por cerca de uma semana após o procedimento.

Produtos estéticos a base de ácido hialurônico

Vários produtos de diversas marcas e preços estão disponíveis e ajudam na manutenção dos resultados adquiridos após a aplicação injetável do ácido hialurônico. Os cremes a base de ácido hialurônico são hidratantes e ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, mas sozinhos não são tão eficazes quanto as aplicações injetáveis, pois como a maioria dos cremes e loções não penetram nas camadas mais profundas da pele. Além disso, manter a pele hidratada e sadia com ingestão frequente de água é essencial para prolongar os resultados desse tratamento. preenchimento ácido hialurônico.

Preenchimento Ácido Hialurônico infográfico florianopolisSe você deseja saber mais sobre preenchimento ácido hialurônico clique aqui.

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista – Preenchimento Ácido Hialurônico

Rafaela Salvato Dermatologia
Endereço: Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil | Fone: (48) 3225.4031
Equipe Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis SC