NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Estética

Preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico

As impiedosas rugas são um sinal evidente do envelhecimento facial e são uma das maiores queixas estéticas nos consultórios dermatológicos. Graças aos avanços da medicina estética, as técnicas modernas de tratamentos para o rejuvenescimento facial estão cada vez menos invasivas e mais eficazes, com resultados cada vez mais naturais e harmônicos, o que atrai muitos pacientes que não desejam passar por procedimentos cirúrgicos e com pós-operatórios demorados. O tratamento de rugas da face com ácido hialurônico é ideal para quem deseja resultados rápidos e eficientes, de maneira menos invasiva e consequentemente mais segura.

Fatores que colaboram com o envelhecimento

Fatores externos como falta de hidratação e excesso de exposição solar sem proteção agem como aceleradores desse envelhecimento. É importante também considerar que pessoas com alimentação inadequada, sedentarismo ou vícios como tabagismo ou uso em excesso de álcool tendem a envelhecer mais rapidamente.

Outros fatores genéticos também influenciam no envelhecimento precoce, como a cor da pele, o tipo de pele, os cuidados e a higiene durante os anos. Peles claras tendem a envelhecer mais rapidamente do que as mais escuras, bem como peles secas evidenciam o envelhecimento mais precocemente.

Tipos de rugas

As rugas faciais podem ser desencadeadas pela alteração ou perda das fibras colágenas e elásticas, pela diminuição da espessura da pele e do tecido abaixo dela, decorrentes do processo natural ou precoce de envelhecimento, pela ação dos músculos de expressão facial ou por fatores externos.

As rugas podem ser classificadas principalmente em:

Rugas Dinâmicas ou de Expressão

As rugas dinâmicas são aquelas visíveis no rosto em movimento. Surgem precocemente em pessoas com grande expressividade facial. São decorrentes da ação repetitiva dos músculos faciais em peles que já não têm mais tanta elasticidade. Normalmente estão localizadas entre as sobrancelhas, na testa, no canto externos dos olhos e ao redor dos lábios, principalmente sobre o lábio superior.

Rugas Estáticas

As rugas estáticas são aquelas visíveis no rosto mesmo com a face em repouso, sem movimentação dos músculos da mímica facial. São decorrentes do processo de envelhecimento da pele e podem ser mais evidentes e comuns ao redor dos olhos, testa e lábios.

Tratamento para rugas estáticas profundas

A perda de volume associada a áreas onde não é possível paralisar a ação muscular (como nos músculos ao redor da boca e no sulco entre o nariz e a boca) cria a necessidade de preenchimento da região com alguma substância capaz de substituir o volume que existia no local. Para essas situações, o tratamento mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico.

O tratamento de preenchimento ideal é aquele que possui o menor potencial alergênico, não possui qualquer indício de ser carcinogênico ou causar qualquer prejuízo à saúde em longo prazo, além de ser uma substância que aja localmente sem migrar para outras regiões do corpo, com uma boa durabilidade e que seja utilizável em procedimentos minimamente invasivos e sem a necessidade de cirurgia. Dentre as opções disponíveis no mercado, o ácido hialurônico é a resposta que melhor preenche esses requisitos e é altamente recomendado para o preenchimento de rugas na face.

Duração dos efeitos do preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico

Os efeitos do Ácido Hialurônico na pele tornam-se ainda melhores 30 a 40 dias após a realização do procedimento, quando a pele adquire mais vitalidade decorrente do poder de atração de água e da hidratação causada pelo produto no local.

A duração dos efeitos pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.

Contraindicações do preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico

O preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico é contraindicado nas seguintes situações:

– Portadores de doenças autoimunes em atividade, principalmente o lúpus;
– Gestantes ou mulheres em fase de amamentação;
– Pacientes com histórico de alergia aos componentes da medicação a ser aplicada;
– Pacientes com a pele do local a ser tratado inflamada ou ferida.

Preenchimento de rugas da face com Ácido HialurônicoSe você quiser saber ainda mais sobre o Preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico clique aqui.

Dra. Rafaela Salvato Dermatologista Florianopolis – Preenchimento de rugas da face com Ácido Hialurônico