NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Estética

Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

As olheiras provocam um enorme incômodo em seus portadores, dando um aspecto de cansaço e envelhecimento precoce. Stress, cansaço físico e emocional, genética, alterações hormonais e tensão pré-menstrual fazem parte da lista de itens que pioram o aspecto dos terríveis círculos escuros.

As olheiras são causadas por um conjunto de fatores, principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele, a melanina. Além disso, dependendo do formato do rosto de cada pessoa, podem-se formar sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e pioram a aparência das olheiras.

Atualmente, no caso de olheiras com sulcos profundos, vem sendo empregada a técnica de preenchimento com ácido hialurônico. Essa substância, que é encontrada naturalmente na pele e auxilia na hidratação e na indução da formação de colágeno, melhora o aspecto de sombra e ajuda a dar firmeza nesta área tão delicada do rosto.

O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e N-acetilglucosamina, que colabora para a manutenção das fibras de colágeno que dão sustentação à pele. É um líquido translúcido, claro e solúvel em água.

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, possui uma grande quantidade de ácido hialurônico que vai reduzindo conforme a pele vai envelhecendo, levando a uma perda de hidratação e a elasticidade da pele. Esse fator contribui para a redução de volume facial, o aparecimento de olheiras, rugas e marcas de expressão.

O ácido hialurônico é uma substância já bem conhecida pela medicina e está presente em vários cosméticos modernos com a finalidade de hidratar e restaurar peles danificadas. É uma substância produzida pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo hidratação, vitalidade e tonicidade.

Produzido de forma sintética em laboratório com fins medicinais e estéticos, o ácido hialurônico pode ser produzido artificialmente pela fermentação de substratos vegetais realizada por bactérias.

Em sua forma sintética, é utilizada na indústria de cosméticos como ingrediente ativo em cremes corporais, loções, géis, shampoos, condicionadores de cabelos, creme anti-idade. Contudo, como as moléculas do ácido hialurônico são grandes, quando é aplicado de forma tópica só é absorvido pela camada superficial da pele, com efeitos mais restritos.

Indicações do preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

O preenchimento de olheiras com ácido hialurônico é indicados para mulheres e homens adultos nos casos em que o sulco abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.

Cuidados antes do tratamento de Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

Alguns cuidados antes do procedimento servem como medida de segurança e garantia de resultados mais eficazes, além da redução de riscos de complicações:

– Siga corretamente as orientações do dermatologista para o dia da aplicação;

– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e tenha uma boa noite de sono um dia antes de realizar o preenchimento com ácido hialurônico, pois inchaços locais podem minimizar o sulco real do rosto do paciente;

Como funciona o preenchimento o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico?

O procedimento é realizado no consultório, em local apropriado para procedimentos. Para amenizar o desconforto do procedimento, pode ser aplicada uma anestesia local tópica ou injetável, de acordo com cada caso.

O médico primeiramente irá definir a área a ser preenchida. Utilizando uma pequena agulha ou microcânulas, o ácido é aplicado em cada região em pequenas doses.

O tipo de técnica, densidade do ácido e a quantidade a ser aplicada vai depender da finalidade do tratamento e serão definidas pelo médico, que respeitará a quantidade necessária somente para corrigir a falta de volume local, mantendo as características naturais do paciente.

Parte do efeito já é percebido no dia da aplicação, porém há melhora gradual por cerca de dois meses. No dia da aplicação, pequenos hematomas podem ser formados, que regridem aproximadamente em uma semana.

Cuidados após o tratamento de preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

Os cuidados após o tratamento são poucos e normalmente os pacientes podem voltar às suas atividades normais logo após o procedimento:

– Siga corretamente as orientações do seu médico.

– Recomenda-se não massagear a região e evitar exposição solar nas primeiras 24 a 48 horas.

– A prática de exercícios físicos de baixo impacto durante as primeiras 24 horas após o preenchimento não é desaconselhada, porém são contraindicados exercícios com contato corporal ou que possam lesionar a região tratada.

– Após a aplicação é normal a região ficar levemente inchada. Compressas com gelo podem ajudar com o inchaço local, desaparecendo em alguns dias.

– Não há problemas em utilizar maquiagem após a aplicação, porém recomenda-se remover os resíduos de maquiagem levemente com um demaquilante sem álcool.

– O uso de protetor solar deve ser constante após o tratamento, para evitar manchas pós-inflamatórias.

Efeitos do preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

O preenchimento do volume da área dos olhos com ácido hialurônico traz resultados naturais desde que seja usado com moderação. Os efeitos do ácido hialurônico na pele tornam-se ainda melhores 30 a 40 dias após a realização do procedimento, quando a pele adquire mais viço e há um efeito lifting decorrente do poder de atração de água e da hidratação causada pelo produto no local.

Durabilidade do tratamento do preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um componente presente de forma natural no corpo humano, solúvel em água e que será absorvido ao longo do tempo pelo próprio organismo do paciente. Os efeitos do preenchimento com ácido hialurônico costumam durar em média de 6 a 8 meses, sendo necessária nova sessão de preenchimento após esse período. Se desejar refazer a aplicação, vai notar que sua pele já está com uma aparência muito melhor do que antes da primeira aplicação, pois o ácido manteve a pele hidratada durante todo esse período de durabilidade no organismo.

Contraindicações do preenchimento de olheiras com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico é contraindicado nas seguintes situações:

• Portadores de doenças do colágeno em atividade, como o lúpus;
• Gestantes ou em fase de amamentação;
• Pacientes com histórico de alergia aos componentes da medicação a ser aplicada;
• Pacientes que se encontrem com a pele do local a ser tratado inflamada ou ferida.

Preenchimento de olheiras com ácido hialurônicoSe você quiser saber mais sobre olheiras basta clicar aqui.

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista em Florianópolis Centro SC  – Preenchimento de olheiras com ácido hialurônico