Luz Pulsada

luz pulsada florianopolisA luz pulsada é uma luz emitida com variados comprimentos de onda, que é capaz de atingir diferentes alvos, de acordo com sua profundidade e fluência (potência).

Seus benefícios são muitos e por ser um procedimento considerado seguro quando bem aplicado, vem sendo utilizado para inúmeros tratamentos de pele.

A Luz Pulsada por ter uma variedade de amplitude de comprimento das ondas, é capaz de alcançar várias camadas da pele, podendo tratar assim diversos tipos de imperfeições da pele.

Indicações para tratamentos com Luz Pulsada

As sessões de LP devem ser realizadas por médicos dermatologistas, por isso, preocupe-se em se certificar disso antes de iniciar as correções.

O número de sessões varia em cada caso, mas são em média três ou quatro, com intervalos mensais.

É usada para o tratamento de diferentes condições dermatológicas, incluindo rosácea (vermelhidão no rosto), melanoses solares (manchas de sol no rosto, colo, braços e mãos), efélides (sardas), eliminar pequenos vasos, melasmas, acne, olheiras, estrias, poros dilatados e também para o estímulo de colágeno, deixando a pele mais luminosa e firme.

É indicado para pessoas de peles mais claras com menos concentração de melanina. As pele mais escuras aumentam as chances de complicações e nem sempre a luz pulsada pode ser indicada. Nesse caso, outras opções são mais seguras, como o tratamento com lasers específicos para peles morenas e negras.

Contra-indicações da Luz Pulsada

– Gestantes ou em fase de amamentação

– Pacientes com a pele bronzeada no local do tratamento ou com a pele morena ou negra.

– Pacientes usando medicamentos que reagem ao sol ou administrando isotretinoína, utilizada em tratamentos para acne.

– Infecções no local a ser tratado

Preparando a Pele

Para a realização do tratamento, deve-se tomar alguns cuidados para garantir a eficácea do tratamento e a saúde da pele.

– Use diariamente o filtro solar. Antes e depois do procedimento recomenda-se filtro solar com FPS mínimo de 30.

– 30 dias antes e nos intervalos do tratamento, evite se bronzear. Aumentar a quantidade de melanina na pele pode interferir na eficácea do tratamento.

– Indicado pelo médico, alguns pacientes podem precisar usar algum tipo de creme para ajudar no clareamento da área escolhida antes das sessões.

Procedimento

Somente depois da pele totalmente limpa e livre de vestígios de cremes ou maquiagem e o uso de óculos de proteção é que a pele está preparada para que a luz pulsada seja aplicada. É aplicada uma camada de gel transparente para um maior conforto e também para a proteção da pele.

A pele pode ficar avermelhada e com uma leve ardência após o procedimento que desaparecem em torno de 3 horas. Compressas de água fria podem amenizar os sintomas.

Após o procedimento, o médico poderá indicar cremes específicos para potencializar os efeitos.

Mantendo os resultados da luz pulsada

Proteção sempre, antes e depois, mas após qualquer tratamento dermatológico a pele fica mais sensível e o uso do protetor solar com FPS de no mínimo 30 é essencial e evitar banhos de sol por no mínimo 15 dias após o procedimento. Reaplique o protetor a cada 3 horas para evitar os danos do sol e o aparecimento de manchas ou outros edemas.

Dra. Rafaela Salvato Dermatologista Florianópolis – Luz Pulsada