Dra Rafaela Salvato
Diretora Técnica: Rafaela de Assis Salvato Balsini CRM/SC 14.282

NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Laser de CO2

Laser de CO2 fracionado

Considerado no passado como um procedimento agressivo, com o aparecimento da nova técnica fracionada de CO2, vem conquistando cada vez mais pacientes em busca de uma pele mais uniforme e sem marcas.

O tratamento do laser de CO2 é um aliado ao rejuvenescimento e ao combate de manchas, cicatrizes e marcas na pele, pois é capaz de estimular a produção de colágeno e renovar as células da pele, dando uma aparência mais jovem e homogênea.

O que é?

Existem dois tipos de laser de CO2: o CO2 tradicional e o CO2 fracionado. Tanto o laser de CO2 tradicional quanto o fracionado são procedimentos dermoabrasivos e ablativos nos quais o comprimento de onda emitido pelo laser é atraído por um alvo, a molécula de água, que está presente abundantemente em quase todos os tecido do corpo.

Laser de CO2 Tradicional X Laser de CO2 Fracionado

A ação do laser emite energia térmica e gera calor, o que faz com que a água da região seja evaporada e cause uma destruição celular controlada. Essa destruição do tecido faz com que o sistema de recuperação da pele seja ativado.

Quanto maior a energia direcionada, maior a agressividade e maior o dano celular. Na recuperação, novas fibras de colágeno são criadas ou reorganizadas. O colágeno é uma proteína presente no corpo que tem a função de dar sustentabilidade, flexibilidade e rigidez a pele.

O laser tradicional de CO2 causava um dano celular muito exagerado, com riscos maiores de hipocromias (áreas brancas) ou hipercrômicas (manchas escuras) e cicatrizes inestéticas, assim como a necessidade de um maior tempo de recuperação após o tratamento.

Com o desenvolvimento da técnica de fracionamento, o laser não é aplicado em toda a área da pele. Na verdade, são deixadas algumas áreas intactas. As áreas íntegras ajudam na cicatrização, fornecendo informação genética e nutrientes para uma recuperação mais rápida e com menores efeitos adversos.

Assim, a pele ao redor que não recebeu a luz ajuda na recomposição da pele lesionada pelo laser e, como recebeu o aquecimento, também se beneficia.

Indicações do Laser de CO2

O tratamento tem características importantes que agem na reestruturação dos tecidos e auxilia na produção de novas fibras de colágeno, sendo indicado principalmente para:

– Cicatrizes de Acne;
– Poros abertos e dilatados;
– Manchas na pele por melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória;
– Manchas senis e provenientes dos raios solares (melanoses solares);
– Rugas e marcas de expressão do rosto, pescoço, colo, mãos, etc;
– Estrias;
– Cicatrizes inestéticas;
– Tratamento rejuvenescedor da região genital externa feminina (principalmente os grandes lábios).

Contra-indicações do Laser de CO2:

– Não é indicado para peles morenas e negras pelo risco de áreas escuras ou brancas residuais, com exceção em alguns casos especiais que devem ser conversados com o médico;
– Pacientes propensos a cicatrização hipertrófica ou quelóides;
– Gravidez;
– Pacientes com herpes simples ativa na área a ser tratada;
– Pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou imunodeprimidos;
– Pacientes com sensibilidade aumentada à luz;
– Pacientes com doenças autoimunes, como por exemplo o lúpus eritematoso.
– Pacientes em tratamento com isotretinoína oral. Neste caso, deve-se aguardar cerca de 6 meses após o término do tratamento para realizar a aplicação com o laser.

Resultados da aplicação do laser de CO2

Os resultados esperados variam de acordo com o problema de cada paciente, podendo ser necessárias diversas sessões, com duração média de 20 a 45 minutos cada uma. O intervalo entre as sessões deve ser de no mínimo um mês, para dar tempo da pele se recuperar entre uma sessão e outra.

Os resultados são geralmente visíveis desde a primeira sessão, evoluindo conforme a cicatrização avança. A pele pode apresentar uma coloração avermelhada, ardor e inchaço, o que é comum nos primeiros dias após o procedimento. A pessoa em geral volta às suas atividades habituais em torno de 5 dias após a sessão, podendo variar de acordo com a indicação e a intensidade do tratamento aplicado.

A melhora dos poros dilatados e a diminuição das rugas finas e superficiais são notadas mais rapidamente enquanto que as rugas profundas, a flacidez da pele e as estrias, começam a dar sinal de melhora cerca de algumas semanas após a recuperação e costumam necessitar de outras sessões até que se atinja o resultado desejado.

Cuidados após a aplicação do laser de CO2

– Para evitar manchas é necessário evitar a exposição solar nos primeiros 15 dias e utilizar um filtro solar com alto nível de proteção UVA e UVB (FPS acima de 50 e PPD acima de 10);
– Para aliviar o ardor da região, se houver, faça compressas geladas com soro fisiológico ou aplique jatos de água termal;
– Utilizar apenas os óleos ou os cremes hidratantes indicados pelo dermatologista para uma melhor cicatrização da pele.

laser de co2

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista em Florianópolis – Laser de CO2

Rafaela Salvato Dermatologia
Endereço: Av Trompowsky, 291 Salas 403 e 404 – Torre 1
Medical Tower – Trompowsky Corporate
Centro – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil | Fone: (48) 3225.4031
Equipe Rafaela Salvato Dermatologia – Dermatologista em Florianópolis SC