NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Dermatoscopia digital

Os filmes de polícia e ladrão que assistimos muitas vezes nos trazem algum aprendizados para a vida.

Aprendemos sobre termos jurídicos, já que muitas vezes advogados são retratados nesses filmes, defendendo os criminosos. Aprendemos também sobre o funcionamento das cadeias, dos sistemas de justiça, dos testes psicológicos aplicados nos suspeitos, das políticas de proteção a vítimas que vão depor sobre certo caso, enfim: em apenas uma hora e meia de filme conseguimos – algumas vezes – expandir nosso olhar para áreas que nem suspeitávamos que existissem.

E – falando em suspeitos – o que os filmes nos ensinam é que todos são inocentes até que se prove o contrário. No entanto, essa máxima não pode ser aplicada a outras áreas, como a saúde. Na área da saúde você precisa desconfiar de qualquer sintoma, porque assim poderá manter em segurança a sua saúde.

Claro, você não precisa ficar com uma idéia fixa, achando que qualquer problema que surge no seu corpo é indício de uma doença. Mas estamos falando que – assim como os policiais – você precisa sempre estar alerta e tomar as devidas precauções para evitar que a situação possa eventualmente se agravar.

Um dos exames que os médicos dermatologistas costumam fazer é o da Dermatoscopia digital. Essa é uma técnica que funciona mais ou menos como um interrogatório policial, ou seja: com altas chances de detectar se o suspeito é perigoso ou não.

Durante a Dermatoscopia digital o médico analisa pelo computador, com um equipamento específico, também dotado de uma câmera digital, a mancha de pele do paciente. A Dermatoscopia digital permite que o médico enxergue essa mancha em um nível muito ampliado (a ampliação chega a ser 70 vezes maior do que a olho nu).

Por isso, fique sabendo que existem atualmente tecnologias muito eficazes para detecção dos casos de melanoma (câncer de pele). Outra dica que damos é que você redobre sua atenção, caso você seja ruivo. Ruivos, assim como loiros naturais, possuem a pele muito clara, estando mais vulneráveis à ação dos raios solares, que causam câncer de pele. E se em sua família você já soube de algum parente que apresentou melanoma, não se descuide.

Siga a nossa dica do começo do artigo, mantenha-se sempre atento e visite regularmente o médico dermatologista. Vale lembrar também que a prevenção é essencial: use sempre filtro solar, de preferência com FPS superior a 30.

Seguindo esses conselhos, você poderá viver muito mais tranquilo. E, em caso de qualquer suspeita, lembre-se sempre de que existe a Dermatoscopia digital, um aparelho que ajuda a manter muitas pessoas longe das doenças, principalmente aquelas que afetam sua pele.

dermatoscopia digital dermatologista em florianopolis

Dermatologia Cirúrgica em Florianópolis, Dra Rafaela Salvato, Dermatoscopia digital.