Dra Rafaela Salvato
Diretora Técnica: Rafaela de Assis Salvato Balsini CRM/SC 14.282

NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Dermatologista Infantil

Ser pai ou mãe não é fácil. Você precisa abdicar de parte de sua vida pessoal pela criança. E – como todos sabemos – o ser humano é o animal que possui a infância mais longa de todos. Basta lembrar, por exemplo, dos casos que assistimos na televisão: o pintinho, assim que sai do ovo, já começa a andar e ciscar. E o mesmo acontece com o cavalo que acaba de nascer, com o bezerro, entre muito outros animais.

Mas com o ser humano é diferente. Até chegar à idade adulta, o desenvolvimento é demorado, mas vale a pena, já que – dentre todo o reino animal – o homem se destaca por possuir capacidades cerebrais diferenciadas (desenvolvidas ao longo desse período).

Um dos cuidados que os pais precisam tomar em relação à criança é na área da saúde. Desde antes do nascimento da criança é necessário fazer um acompanhamento, já que muitos procedimentos podem até mesmo ser realizados com o bebê ainda dentro da barriga da mãe.

Hoje o nosso artigo irá falar sobre uma área da medicina muito importante, mas que algumas pessoas não conhecem: a dermatologia infantil. Mas o que essa área faz? E em que situações é importante consultar um dermatologista especializado em crianças?

O dermatologista infantil deve ser buscado quando são constatados problemas na pele da criança, que precisem de um acompanhamento mais de perto. Por que isso é importante? Porque é nessa fase – da infância – que a criança está formando as defesas naturais do organismo, ficando – durante esse período – suscetível a doenças, problemas de saúde e outros tipos de complicações.

Para que você entenda, então, de maneira simplificada e sem voltas: um dermatologista infantil é um profissional formado em medicina e especializado na área que cuida do maior órgão do corpo humano: a pele. Um dermatologista infantil, logo, cuida da pele de crianças.

Agora que você já sabe o que faz um dermatologista infantil, é importante saber por que é importante cuidar da pele da criança. Preste atenção à explicação, então: a pele da criança é muito fina e um pouco seca, já que as glândulas responsáveis pela produção de óleo e suor ainda estão em desenvolvimento.

Então, para prevenir a criança de dermatites, assaduras e alergias, os pais devem sempre manter a pele da criança hidratada e protegida. E – assim que você notar qualquer ocorrência anormal, nada de procurar só no doutor Google. Consulte um dermatologista infantil, para que ele possa oferecer o diagnóstico correto a você.

dermatologista infantil florianopolis

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista em Florianópolis e São José SC – Dermatologia Infantil