NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Caspa

Caspa A higiene é um dos fatores que mais mudam de acordo com o lugar do mundo. No Brasil, por exemplo, é normal as pessoas tomarem banho todo dia, e até mais de um banho (conforme o calor que faz naquele local). Já em outros países, o banho é algo supérfluo, reservado a alguns dias da semana apenas.

O ponto a que queremos chegar é que a preocupação com higiene é relativa e muda de lugar para lugar. No entanto, em certos ambientes (como no ambiente profissional, por exemplo), higiene é um requisito básico. Já imaginou, por exemplo, ter de ficar duas horas em uma sala de reunião fechada com algumas pessoas que não tomam banho há dias? Seria muito complicado, com certeza. O problema – no entanto – acontece quando as pessoas confundem um problema de saúde com falta de higiene.

E isso acontece muito frequentemente. Estamos falando, por exemplo, da Caspa. Muitas pessoas pensam que se trata de um problema de higiene, mas é preciso ir à raiz desse problema para entendê-lo. E quando falamos raiz, estamos falando literalmente.

Na raiz dos cabelos fica – obviamente – o couro cabeludo. E quando – por alguma razão que citaremos mais adiante – o couro cabeludo começa a descamar, e a caspa surge. Para identificar é muito fácil: a Caspa aparece na forma de pontinhos muito pequenos e brancos, que se destacam sob roupas escuras.

Para prevenir a Caspa você precisa cuidar de três fatores: do couro cabeludo, da alimentação e dos banhos.

Do couro cabeludo porque a caspa surge com maior frequência quando o couro cabeludo está muito ressecado ou oleoso. Lave os cabelos diariamente, prática saudável e que não faz mal a você.

A seguir, é muito importante que você cuide da alimentação. Busque uma dieta mais equilibrada, usando e abusando das frutas e verduras. É essencial que você inclua em seu prato esses tipos de alimento porque eles são ricos em vitaminas e substâncias que ajudam a melhorar sua pele, deixando-a mais bonita e (claro) com menos chance de incidência da Caspa.

Por último, lembre-se: Caspa requer tratamento. Consulte um médico dermatologista para analisar o que está acontecendo. Dessa maneira, você evita que a Caspa evolua para um próximo estágio, que pode causar até queda dos cabelos.

caspa dermatologista florianópolis

Médica dermatologista Dra. Rafaela Salvato, Dermatologista em Florianópolis, SC. Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica. Manchas na Pele, Queda de Cabelo, Acne, Dermatite, Laser de CO2, melasma, Toxina Botulínica, Luz Pulsada, Peeling, Psoríase, Hiperidrose, Botox, Vitiligo, remoção de tatuagem, sutura silhouette, e Preenchimentos.