NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Biópsia de pele

Biópsia de pele. Analisar. Estudar. Destrinchar. Observar. Olhar atentamente. Todas essas palavras podem resumir a forma como construímos conhecimento ao longo dos últimos séculos. Para que você possa entender melhor aonde queremos chegar, lembre-se da tradicional e muito conhecida escultura de Rodin, “O pensador”.

Caso o nome não remeta você à obra de arte, é só se lembrar daquele homem muito grande, sentado, com um cotovelo apoiado em um joelho e com a mão desse mesmo cotovelo apoiada no queixo, em uma posição serena, mas não de contemplação e sim de dúvida.

Essa obra de arte é muito importante para que entendamos como a dúvida é importante para o ser humano. Porque apenas quem procura uma resposta é capaz de achá-la. Ou seja: a dúvida é a busca por novas descobertas. A dúvida é o combustível de todo o conhecimento que está guardado em nosso mundo.

No entanto, a dúvida também possui o poder de destruir. Muitas pessoas não conseguem lidar com ela, deixando que o medo e o pânico se apoderem, levando à incredulidade. Claro, esse é um cenário muito mais sombrio, mas ao longo desse artigo você poderá entender que a dúvida pode trazer boas notícias a você, principalmente quando o que está em jogo é a sua saúde.

E – vale lembrar – médicos também são humanos. Por isso, passam por dúvidas e indagações. Quando podem e tem a seu alcance mecanismos para elucidar os pontos de interrogação que pairam sobre suas cabeças, eles pedem exames e – em alguns casos – uma Biópsia de pele.

A Biópsia de pele é um exame muito útil e podemos dizer que simples, se compararmos a outros tipos de exame. Se o seu médico pediu uma Biópsia de pele, a primeira coisa a fazer é confiar nele e não sair procurando informações na internet. Esclareça todas as suas dúvidas com ele.

Uma das vantagens da Biópsia de pele é que ela pode indicar desde uma simples verruga até um possível melanoma (câncer de pele agressivo) em estágio inicial. Dessa forma, você receberá um diagnóstico muito mais completo, com a possibilidade de iniciar com segurança o seu tratamento.

Outra vantagem da Biópsia de pele é que ela é rápida. Esse exame leva menos de meia hora para ser feito e não requer nenhum procedimento muito específico, como acontece com as endoscopias, por exemplo, que necessitam de uma preparação muito mais complexa.

No local onde é retirada a amostra de pele podem ser dados alguns pontos, sendo necessário de cinco dias a duas semanas para retirada desses curativos. No entanto, isso varia muito de caso para caso (já que a região da Biópsia de pele pode ser muito variada).

A última dica que damos é: evite as dúvidas. Não fique pensando no motivo por que seu médico pediu uma Biópsia de pele. Confie nele e lembre-se de que a Biópsia de pele servirá para eliminar dúvidas e manter a sua saúde em dia.

biópsia de pele dermatologista florianopolis

Dermatologista Dra. Rafaela Salvato, Dermatologista em Florianópolis, SC. Dermatologia Clínica, Estética e Cirúrgica. Manchas na Pele, Queda de Cabelo, Acne, Dermatite, Laser de CO2, melasma, Toxina Botulínica, Luz Pulsada, Peeling, Psoríase, Hiperidrose, Botox, Vitiligo, remoção de tatuagem, sutura silhouette, e Preenchimentos.