NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Estética

Toxina Botulínica

Juventude na ponta da agulha.

É o sonho de muitos manter-se jovem para sempre. Infelizmente, o tempo nos reserva algumas mudanças no nosso corpo, com as quais podemos lidar de maneiras diferentes. O amadurecimento nos valoriza por dentro, mas nem sempre gostamos de notar que estamos envelhecendo na frente do espelho. Existem vários tratamentos anti-idade que podem dar bons resultados e o mais procurado nos consultórios dermatologicos é a toxina botulínica (o famoso Botox®, nome comercial do primeiro produto comercializado).

Toxina Botulínica: Efeitos e Indicações

A toxina botulínica (Botox®, Dysport, Xeomin, etc) é produzida por uma bactéria de nome científico: Clostridium botulinum. Em processo industrializado não causa a doença botulismo, pois é purificada e usada em doses menores. Contudo, muito cuidado, pois nem todas as toxinas presentes no mercado são iguais. Busque apenas locais que trabalham de forma segura, com médicos especializados e produtos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O efeito da aplicação da toxina promove a suavização de rugas e linhas de expressão da face. A toxina botulínica bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável por levar mensagens elétricas do cérebro aos músculos. Esse bloqueio faz com que os músculos tratados parem de contrair, o que promove um estiramento da pele sobre o músculo. O efeito do tratamento é notado em alguns dias com efeito máximo entre sete a dez dias.

Além do tratamento convencional para a correção de rugas, o soro botulínico do tipo A também é indicado outras afecçções. Exemplos de indicações de tratamento incluem: estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias, espasticidade, para o tratamento de linhas faciais hipercinéticas e para a hiperidrose palmo-plantar e axiliar (Nesse caso, a toxina é aplicada nos locais de maior incômodo, geralmente axilas ou mãos). Estudos recentes demonstraram que o uso prolongado da toxina pode aumentar o efeito do bloqueio do suor, o que torna a técnica mais duradoura com o passar dos anos.

Cuidados e Contra-indicações da Toxina Botulínica

Primeiramente é necessário avaliar o rosto de cada pessoa, quais rugas estão incomodando e só depois definir o tratamento correto. Escolha muito bem o médico que irá fazer o procedimento, ele deve levar em consideração o formato do rosto e a adequação da terapia para cada caso, conhecendo muito bem a anatomia muscular e as zonas de perigo, que são as áreas onde não se pode aplicar o produto, sob risco de deformação da mímica e expressão facial. Procure sempre referência do médico antes de aceitr o tratamento. Responsabilidade é tudo, uma alta dosagem ou a aplicação em áreas erradas podem ter efeitos desastrosos. Pesquise. Certifique-se!

Não é qualquer pessoa que pode realizar esse procedimento, havendo contra-indicação nos casos de pessoas com doenças neuromusculares, bem como em tratamento com alguns antibióticos ou com alguma infecção ou inflamação local. Pessoas com hipersensibilidade comprovada à toxina butolínica e gestantes ou em fase de amamentação também não devem realizar as aplicações de toxina botulínica.

Duração dos efeitos da toxina botulínica

O efeito da toxina é temporário. Cada organismo reage de um jeito e o tempo para as próximas aplicações não podem ser menores que quatro meses, sendo o ideal retornar ao consultório a cada seis meses, dependendo do caso.

Vale lembrar que a constância demasiada de aplicações pode levar o organismo de alguns pacientes a criar uma resistência à toxina e o efeito não será o mesmo com a dose inicial. O aumento da dosagem e a diminuição do tempo das aplicações pode levar o paciente a ficar insensível ao efeito.

Efeitos Colaterais da toxina botulínica

Tenha consciência de que altas doses e a aplicação em zonas erradas, pode deixar a paciente engessada, isto é, com feições paralisadas em excesso, correndo o risco também de ficar irregular. Mais uma vez refriso, respeitar as dosagens e os tempos de intervalo entre uma aplicação e outra são essenciais para um efeito meis natural e duradouro.

Rafaela Salvato Dermatologia – Toxina Botulínica

botox infografico Rafaela Salvato Dermatologia Florianópolis