NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Dermatologia Clínica

Acne

A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços, manchas e cicatrizes na pele. O tipo de acne mais comum é o que ocorre na adolescência, aparecendo principalmente nas regiões do rosto, costas, peito e ombros, com variações de intensidade dependendo dos hábitos e também da influência genética de cada pessoa. Em média, 35% a 80% da população jovem mundial sofre dessa doença, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A acne tende a ser mais grave nos homens, mas, também, atinge as mulheres de forma mais persistente, principalmente nos períodos menstruais, onde há uma atividade hormonal mais exuberante.

Uma alimentação equilibrada, um estilo de vida saudável e alguns cuidados diários podem ajudar a prevenir a acne. Contudo, se esses fatores não forem suficientes, atualmente, diversos tratamentos estão disponíveis e são cada vez mais eficazes no combate a essa doença provocada pela inflamação crônica das glândulas sebáceas, bem como para tratar as manchas e cicatrizes deixadas pelo problema.

ACNE CAUSAS

Essa doença dermatológica é comum e pode surgir por fatores hereditários, por predisposição genética, por alterações hormonais, por fatores emocionais, por alimentação inadequada, por uso de alguns medicamentos, entre outros.

Costuma aparecer durante a adolescência, quando há uma elevação dos níveis de hormônios androgênicos adrenais, como, por exemplo, a deidroepiandrosterona (DHEA), o principal hormônio responsável pelo aparecimento dos primeiros sinais de puberdade nos adolescentes.

A acne é causada principalmente por quatro fatores: 1. Modificação do tipo de sebo e também em sua quantidade pelo aumento das glândulas sebáceas. 2. Obstrução da saída do folículo piloso (conhecido como “poro”) pelo excesso de sebo e também pelas células mortas da pele; 3. Inflamação provocada por uma maior produção de fatores inflamatórios, provavelmente causados também pelas alterações hormonais; 4. Presença de bactérias que habitam a pele, levando a uma infecção local ainda mais exacerbada. Atualmente, os tratamentos disponíveis visam atingir esses quatro tipos de alterações na pele para reduzir as lesões presentes.

ACNE  SINTOMAS

Os sintomas mais comuns são a formação cravos pretos e brancos, espinhas, nódulos e cistos. É muito comum as pessoas coçarem ou espremerem essas lesões, causando infecção e deixando manchas, cicatrizes e ferimentos.

Os cravos pretos são também chamados de comedões abertos e aparecem quando o sebo e também as células mortas obstruem os poros. Com o poro fechado e a superfície aberta, a secreção oxida e seca em contato com o ar, dando a aparência escurecida habitual.

Os cravos brancos são conhecidos como comedões fechados onde o acúmulo do sebo bloqueia tanto o poro como a entrada do mesmo, formando uma película, dificultando a extração.

As espinhas ou pústulas são um estágio onde ocorreu uma inflamação com pus, dando a aparência comum com as bordas avermelhadas, inchadas e com uma bolha amarelada superficial no centro.

Já os cistos e nódulos são uma forma mais grave da acne. São dolorosos e surgem quando a inflamação atinge a pele mais profundamente, podendo deixar a pele marcada e com cicatrizes profundas.

ACNE CUIDADOS ESPECIAIS

Cuidar bem da pele é o primeiro passo para se livrar das indesejáveis espinhas.

Fazer a higiene correta da pele, evitar produtos a base de óleo, evitar alimentos gordurosos e calóricos, evitar a exposição solar intensa e evitar o estresse são fatores que ajudam a prevenir a acne ou sua evolução. Outra dica importante é não espremer os cravos e as espinhas. Essa limpeza deve ser feita por especialistas a fim de não desencadear mais inflamações ou infecções.

TRATAMENTOS PARA ACNE

O tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso e também da individualidade de cada paciente.

ACNE TRATAMENTO CLÍNICO

Existem diversos tratamentos tópicos disponíveis no mercado atualmente, com produtos contendo peróxido de benzoíla, ácido salicílico, ácido retinóico e derivados, antibióticos próprios para a pele, dentre outros.

Para casos de acne mais intensa, com muitas pústulas infeccionadas, além dos medicamentos de uso tópico podem ser indicados antibióticos orais que ajudam a diminuir as inflamações e a combater as bactérias causadoras da acne. Os antibióticos mais usados para esses casos são clindamicina, eritromicina, tetraciclinas, azitromicina, sulfametoxazol-trimetoprim e doxiciclina.

Casos mais graves e resistentes, podem receber a indicação do uso de isotretinoína oral. Essa medicação é de uso controlado e contraindicado nos casos de mulheres gestantes, em período de amamentação, pacientes hepatopatas, hipersensíveis à droga, com hipertrigliceridemia ou hipercolesterolemia, entre outros fatores.

ACNE TRATAMENTO ESTÉTICO

Limpeza de pele: deve ser realizada por um especialista e não em casa. Indicada para o controle da oleosidade, limpeza e retirada principalmente de cravos de forma adequada e higiênica.

ACNE TRATAMENTO – OUTROS

LED, luz pulsada e lasers: são tecnologias disponíveis que emitem energia suficiente para aliviar a inflamação e também para eliminar as bactérias presentes na pele. São indicados principalmente para pessoas que não toleram os tratamentos disponíveis ou que apresentam alguma contraindicação aos tratamentos convencionais. Acne Tratamento.

Peelings físicos e químicos: os peelings também são grandes aliados no combate da acne. Além de tratarem e renovarem a pele, agem mais profundamente dependendo do tipo de substância utilizada, suavizando e até eliminando manchas e marcas mais profundas deixadas pelos comedões ou cistos mal tratados. Acne Tratamento.

Laser fracionado: esse tipo de laser é mais indicado no tratamento das cicatrizes deixadas pela acne. O tratamento promove uma descamação e troca das camadas superficiais da pele, remodelando o colágeno e tornando as imperfeições menos aparentes. Acne Tratamento.

acne infograma rafaela salvato dermatologia

Se você quiser saber ainda mais sobre Acne clique aqui.

Dra. Rafaela Salvato – Dermatologista Florianópolis – Acne