NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Cosmiatria

Cosmiatria. Se você olhar com atenção, a todo o momento surgem nos noticiários e nas revistas novos termos para expressar situações ou fatos que já são muito conhecidos. Caso você não tenha entendido muito bem, preste atenção para – da próxima vez em que abrir um jornal – você possa distinguir bem o que é conteúdo realmente novo do que é conteúdo velho mascarado de novo.

Por exemplo: muita se fala sobre a revolução das redes sociais. Dizem que as redes sociais são o futuro da comunicação e da forma de se relacionar, entre amigos, parentes, conhecidos, colegas de trabalho e até mesmo desconhecidos.

Afirmam algumas pessoas, até, que o fenômeno das redes sociais é muito recente e que sem ela as novas gerações encontrariam muitas dificuldades de relacionamento, já que a “geração Y” ou os “milleniums” usam cada vez mais a realidade virtual para estabelecer contatos reais.

No entanto, o que muitas pessoas se esquecem é que as redes sociais existem desde o tempo em que o homem era pré-histórico. Uma rede social pode ser conceituada como uma comunidade em que as pessoas interagem, visando ou não algo em troca. Então, dessa maneira, quando o homem das cavernas fazia uma reunião ao redor do fogo para se aquecer e organizar caçadas, isso já era uma rede social.

Outro termo muito usado atualmente para designar uma área que sempre existiu é em relação à Cosmiatria. Talvez você já tenha ouvido falar, talvez não, por isso iremos detalhar o que é a Cosmiatria, para que serve a Cosmiatria, quais casos são atendidos pela Cosmiatria e – claro – como surgiu a Cosmiatria.

Cosmiatria. Para entendê-la, você precisa entender o que significa a palavra. Cosmiatria, portanto, é resultado da junção de três radicais. Um deles indica cuidar da beleza. Outro significa medicina. E o último está relacionado à atividade, função. Ou seja: Cosmiatria seria a área da medicina cuja função é dedicar-se à beleza.

Mas, e agora voltamos ao início do artigo: já não existia uma área que cuidava da beleza, dentro da medicina? Sim, e era – e continua sendo – a dermatologia. O que acontece é que muitas pessoas procuravam os consultórios dermatológicos não por apresentar alguma doença de pele, mas pelo desejo de se sentirem mais bonitas e jovens. Por isso, foi criada essa subdivisão, essa especialidade dentro da Dermatologia, a Cosmiatria.

Portanto, a Cosmiatria, cabe fazer o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de problema de pele que implique apenas em problemas estéticos à pessoa. Por isso, na especialização da Cosmiatria você pode encontrar tratamentos que amenizam rugas, que disfarçam linhas de expressão, que suavizam manchas na pele, que ajudam a driblar o envelhecimento precoce, e assim por diante.

Podemos dizer que a Cosmiatria é a especialidade que está em voga nessa década.

cosmiatria

Rafaela Salvato Dermatologia, clínica de dermatologia em Florianopolis. Cosmiatria.