MENU

Não atendemos UNIMED ou outros convênios.

Cirurgia redutora de mamas a mamoplastia

Mamoplastia Redutora

Como tratar das cicatrizes após uma mamoplastia?

A mamoplastia redutora é uma cirurgia indicada para melhorar o aspecto dos seios volumosos, diminuindo seu tamanho e também melhorando a flacidez. Seios muito volumosos, caídos, flácidos ou assimétricos podem ser corrigidos com técnicas que variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Independente dos motivos ou da técnica empregada, o resultado da cicatriz pode ser discreto se o processo de cicatrização for bem orientado pelo cirurgião plástico ou pelo dermatologista.

A cicatriz é um grande temor de quem realiza cirurgias plásticas, o que leva muitas mulheres a recorrer a outros tipos de tratamentos antes de decidir se submeterem a procedimentos cirúrgicos estéticos, para corrigir ou melhorar o aspecto da pele na região mamária. Pessoas com propensão a desenvolver cicatrizes hipertróficas devem ter cuidados redobrados e recorrer a tratamentos injetáveis ou tópicos realizados e/ou auxiliados por um dermatologista.

Alguns cuidados e procedimentos também devem ser seguidos antes da cirurgia para preparar a pele para a agressão futura. Sessões de drenagem linfática no pré-operatório são recomendadas e trazem inúmeros benefícios para a cirurgia: melhoram a circulação e a microcirculação local, melhoram a nutrição cutânea, eliminam toxinas e melhoram a resposta do sistema imunológico.

Existem tratamentos que podem auxiliar também, por exemplo, na recuperação da firmeza da pele dos seios após a cirurgia. É comum a queixa de estrias nas mamas e as mesmas podem ser tratadas com sessões de laser fracionado de CO2 ou Erbium, luz intensa pulsada, peelings, etc. Esses tratamentos tratam tanto as estrias aparentes que não foram eliminadas com a retirada da pele excedente na mamoplastia redutora assim como auxiliam no tratamento das cicatrizes formadas.

Cuidados logo após a cirurgia

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o rompimento dos pontos de sutura e para preservar os resultados:

– Evite movimentar os braços ou elevá-los acima dos ombros;

– Use sutiã pós-cirúrgico adequado por pelo menos um mês;

– Não durma de bruços por um período de cerca de dois meses;

– Evite a exposição solar e exercícios físicos por 90 dias;

– Hidrate-se. Ingira bastante líquido para auxiliar na cicatrização, pois a água melhora a nutrição cutânea e ajuda a eliminar toxinas;

– Use conforme orientação médica os cremes específicos para a região;

– Ter uma alimentação saudável e rica em nutrientes como a vitamina C, o zinco e o silício auxiliam na cicatrização dos tecidos;

– Usar filtro solar diariamente, com fator de proteção solar mínimo de 30 com proteçãoo contra raios UVA e UVB.

Como tratar as cicatrizes após a cirurgia de Mamoplastia

O uso de cremes dermatológicos indicados pelo dermatologista ou terapias que colaboram para uma recuperação sadia são essenciais para uma boa recuperação e cicatrização da pele.

Se mesmo depois de todos os cuidados, a cicatriz ficar escura, larga, com relevo ou deprimida, existem alguns tratamentos que ajudam a torná-la mais discreta: laser de CO2 ou de Erbium fracionado, luz intensa pulsada, dermoabrasão, peelings químicos, preenchimento (nos casos de cicatrizes deprimidas) e em casos raros, cirurgia reparadora para remodelar a cicatriz.

Para evitar cicatrizes hipertróficas e quelóides

Apesar de não ser recomendada cirurgia estética para pessoas com propensão a desenvolver esses tipos de cicatrizes, é possível realizar algumas medidas que tentam prevenir e tratar cicatrizes com alto relevo:

1. Malhas de compressão ou silicone em gel

O uso de malhas de compressão ou silicone em gel sob a cicatriz em processo de recuperação ajuda a mantê-la dentro do limite correto, nivelado à pele.

2. Terapias Complementares e Cirurgia

A betaterapia tem a função de reduzir a proliferação de fibras de colágeno, reduzindo o risco de formação de cicatrizes altas e irregulares. Recomenda-se a aplicação logo após a cirurgia. Podem ser realizadas até 10 sessões, dependendo de cada caso.

– As injeções de corticosteróides são recomendadas para prevenir e tratar as cicatrizes hipertróficas, que progressivamente vão reduzindo o tamanho a cada aplicação.

– A cirurgia é indicada com associação a outros tratamentos ou quando os outros tratamentos não surtiram efeito isoladamente. É utilizada com último recurso, pois a chance de recidiva é muito alta.

mamoplastia dermatologista

Dra. Rafaela Salvato, dermatologista em Florianópolis SC –  Cirurgia redutora de mamas – a mamoplastia