NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Toxina Botulínica: Vale a Pena Fazer? Botox Florianópolis

O que as pessoas popularmente conhecem como botox® é, na verdade, uma toxina (botulínica) feita por uma bactéria e tem a capacidade de gerar a aparência de tensor na pela, suavizando rugas e linhas de expressão no rosto.  O botox é liberado pela Anvisa desde 1992 e é hoje o procedimento estético ao combate de rugas mais usado no Brasil.
O uso mais comum dele é no combate as rugas da testa, o espaço entre as sobrancelhas e pés de galinha (ao redor dos olhos). Quando se compara os resultados do botox com os melhores cremes antirrugas, entende-se porque o procedimento é tão popular e aclamado pelas brasileiras. No entanto, vale ressaltar: o procedimento do botox deve ser avaliado e feito por um profissional habilitado, um médico dermatologista.
Muitos são os fatores que contribuem para a aparição das linhas de expressão e das rugas, entre os principais, citamos a exposição solar, o tabagismo e outros vícios, a má alimentação e a contração natural dos músculos. Quando injetamos o botox nessas linhas, ele bloqueia a transmissão de estímulos que partem dos neurônios para tais músculos e impede a contração muscular. Em outras palavras, você não franzirá mais a testa, por exemplo, quando estiver conversando e isso evitará não apenas a formação de linhas ali naquele local, mas de novas linhas ou rugas futuras.
Aonde é aplicado o botox não nascerão novas linhas de expressão ou novas rugas, embora, é preciso saber que o organismo construirá novas vias de transmissão e por isso a necessidade de reaplicação e avaliação constante de um profissional.
O botox pode ser feito a partir dos 24 anos de idade, embora seja muito mais comum em mulheres a cima de 29. Ele é injetado por meio de uma agulha, sem deixar cicatriz e não carece de cuidados antes ou pós-procedimento. É comum que se use anestésicos tópicos para amenizar a dor das picadas.
A contraindicação é para mulheres grávidas, em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, coagulopatias, imunológicas e alérgicas.  Os resultados podem ser contemplados entre o segundo  e o quinto dia após a aplicação, após 15 dias, os resultados já serão definitivos e duram de 4 a 6 meses, quando deverá ser feita nova aplicação. De forma alguma, deve ser feita nova aplicação com menos de três meses na mesma região, isso faria com que o procedimento perdesse seu efeito.
Embora seja um tratamento seguro, sem nenhum risco a saúde do paciente, deve se respeitar o prazo mínimo para a aplicação do botox e sempre procurar um profissional habilitado e qualificado, ressaltando que o uso excessivo pode acarretar a perda da expressão, a qual voltará ao normal com o tempo. Botox Florianópolis.
Dra. Rafaela SalvatoDermatologista em Florianópolis – Toxina Botulínica – Botox Florianópolis