NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Notícias

Alterações dermatológicas na gravidez

Durante a escola, muitas crianças fizeram um trabalho muito interessante e muito, muito simples: o de plantar um feijão no algodão.

Caso sua professora ou seu professor não tenha repassado a você esse interessante trabalho, a vantagem é que – conforme falamos acima – ele é muito simples.

Depois de algumas semanas, a casca do feijão começará a se abrir, o grão se dividirá em dois, raízes brotarão e um caule começará a se erguer, até mesmo com pequenas folhas. Um trabalho com certeza muito bem feito da natureza, que você pode conferir na sua casa. Agora você deve estar se perguntando: o que feijões no algodão têm a ver com o artigo dermatológico de hoje?

Feijões são sementes, que trazem ao mundo mais plantas. É algo que acontece também com a vida humana: a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozóide uma vida é gerada e a mulher se transformará em uma futura mamãe.

No entanto, ao contrário do nosso experimento com feijões, muitos fatores inesperados podem acontecer. Estamos falando das alterações dermatológicas na gravidez. As alterações dermatológicas na gravidez preocupam muitas gestantes, apesar dos problemas serem na maioria estéticos.

Uma das principais queixas é em relação à pele oleosa, com surgimento de acne, além do problema das estrias. Bem, quanto ao problema da pele oleosa, normalmente ele acontece porque o corpo da mulher está em transformação e – durante esse processo – algumas funções ficam desreguladas, o que, em alguns casos, gera um aumento da oleosidade da pele.

Para esse problema, a dica é lavar bem o rosto com um sabonete neutro. Evite utilizar cremes e pomadas, porque algum dos componentes da fórmula pode ser prejudicial ao bebê. Consulte o médico dermatologista, caso seja necessário.

Já as estrias fazem parte do grupo mais frequente das alterações dermatológicas na gravidez. Para ficar longe delas, lembre-se de uma palavra: hidratação. Peça ao seu médico uma indicação de creme hidratante e use-o durante toda a gravidez, principalmente na barriga, para que não ela não fique marcada no futuro.

Por último, vale lembrar que o crescimento anormal de pelos durante a gestação, também é normal. Essa alteração dermatológica na gravidez preocupa muitas mulheres, mas fique tranquila: é um problema comum e muito fácil de ser contornado.

Alterações dermatológicas na gravidez

Dra Rafaela Salvato, Dermatologista Florianópolis SC – Alterações dermatológicas na gravidez