Dra Rafaela Salvato
Diretora Técnica: Rafaela de Assis Salvato Balsini
CRM/SC 14.282 e RQE 10.934

NÃO atendemos UNIMED
ou outros convênios

Imprensa

Dermatologista Rafaela Salvato no jornal Hora de Santa Catarina (RBS) 2016

Participação da dermatologista Dra Rafaela Salvato no jornal Hora de Santa Catarina, falando sobre O que pensar antes, durante e depois de fazer uma tatuagem. 18/01/2016.

O que pensar antes, durante e depois de fazer uma tatuagem.

Diferente da cena clássica do filme Se Beber Não Case 2, em que o personagem Stu (Ed Helms) aparece com uma tatuagem no rosto sem ao menos saber como fez, a escolha de um desenho que irá ficar registrado na pele durante toda a vida costuma levar algum tempo. A história das blogueiras do Na Ponta da Língua – Celina Keppeler, Cris Cordioli e Janaína Laurindo – não chega ao absurdo famoso registrado nas telonas, mas tem um pouco da loucura que geralmente une grandes amizades – como a dos amigos na farra de despedida de solteiro – e ideias nem tão boas assim.

Em mais um capítulo da série Se Joga no Verão, as três toparam o desafio nada original de ter no corpo a mesma imagem, uma pimenta, símbolo do blog alimentado pelas amigas. Com personalidades diferentes, encontraram na figura um significado em comum, já que o blog une o talento em fofocar das jornalistas há cinco anos.

Antes: a escolha do desenho e local da tatuagem

Com registros que falam em múmias de 4 mil anos tatuadas, a arte de colorir a pele nas mais variadas cores e desenhos deixou de ser marginalizada há um bom tempo, passou a ser registrada por pessoas de classes sociais distintas, com status de arte, personalidade e originalidade, e nas mais variadas partes do corpo.

Durante

A região onde a tatuagem vai ser feita muitas vezes acaba sendo escolhida em função da dor tão temida por muitos. Moretto explica que praticamente qualquer parte do corpo pode ser tatuada e a sensação desconfortável, que certamente acompanha a prática desde a primeira tatuagem feita pela humanidade, já que a técnica de introduzir tinta na pele pouco mudou, depende do local escolhido

Depois: os cuidados que devemos ter após tatuar

Com a tatuagem feita é importante ficar atento a alguns cuidados. Segundo a dermatologista Rafaela Salvato, três pontos devem ser levados em consideração.

– O protetor solar não pode ser esquecido jamais e a casquinha que se forma durante a cicatrização não pode ser retirada, pois há o risco de formar queloide. Outro ponto que temos que destacar é a escolha do estúdio de tatuagem, isso porque a qualidade do pigmento pode interferir no resultado do desenho. Pigmentos de baixa qualidade podem causar processos alérgicos graves dependendo de cada tipo de pele.

Mas, mesmo que a tatuagem pareça ainda mais poética e desafiadora por ser algo que vá ficar na pele por toda uma existência, na vida real, com toda a tecnologia da medicina, já existe, sim, uma forma de retirar os desenhos, dolorida e com algumas ponderações, como explica Rafaela:

– Hoje temos equipamentos de laser muito eficazes no processo de remoção de tatuagens, porém eles não garantem 100% da despigmentação da pele. O que vai interferir nesse processo é principalmente a cor do pigmento – nas cores preta, vermelha e mais escuras o laser consegue atuar melhor, dando um resultado mais próximo ao esperado. A qualidade do pigmento também interfere na resposta do organismo ao laser – pigmentos de qualidade inferior são mais facilmente removidos. E por último o tempo da tatuagem, que deve ter sido feita no mínimo um mês antes – afirma a dermatologista.

Caso queira ler a matéria completa, publicada no jornal Hora de Santa Catarina.